Topo

Fotos e vídeos de Thomas Farkas ganham mostra no MAM de Salvador

Detalhe de fotografia de Thomaz Farkas mostra torcedores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1942. Foto está em mostra no MAM da cidade de Salvador (BA) - Thomaz Farkas / Divulgação MAM-BA
Detalhe de fotografia de Thomaz Farkas mostra torcedores no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1942. Foto está em mostra no MAM da cidade de Salvador (BA) Imagem: Thomaz Farkas / Divulgação MAM-BA

Da Redação

02/08/2010 14h03

A partir desta segunda-feira (2) o Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia, em Salvador, recebe a mostra "Thomaz Farkas – O Tempo Dissolvido", com fotos, filmes e objetos pessoais do fotógrafo húngaro radicado no Brasil desde 1930.

A exposição reúne 119 imagens, muitas delas inéditas. Entre os destaques, integram a mostra uma série de fotografias coloridas produzidas em Salvador na década de 1970, registrando lugares como o Mercado Modelo, a avenida Sete de Setembro e o bairro do Alagados.

Os objetos pessoais que fazem parte da exposição reúnem documentos, cartas, recibos e fotografias pessoais.

Já o lado cineasta de Farkas é mostrado por meio de curtas documentais do próprio artista dentro da mostra "Thomaz Farkas e a Condição Humana", sob curadoria da diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, Solange Farkas.

Também serão exibidos nove programas de cinema com filmes produzidos pelo húngaro para a Caravana Farkas, projeto criado pelo fotógrafo em 1964 a fim de documentar o país.

Sobre o artista
Nascido em Budapeste, Hungria, em 1924, Thomas Farkas veio ao Brasil em 1930, radicando-se com a família em São Paulo. Filho de um dos sócios fundadores da empresa de equipamentos fotográficos Fotoptica, começa a fotografar na adolescência e em 1942 se associa ao Foto Cine Clube Bandeirantes, participando de salões nacionais e internacionais.

Sua obra, com cerca de 34 mil imagens, foi incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, sob o regime de comodato, em dezembro de 2007.


"THOMAZ FARKAS - O TEMPO DISSOLVIDO"
Quando:
de 2/8 a 3/10
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia (av. Contorno, s/n - Cidade Baixa - Salvador)
Quanto: entrada gratuita