Fotos e vídeos de Thomas Farkas ganham mostra no MAM de Salvador

A partir desta segunda-feira (2) o Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia, em Salvador, recebe a mostra "Thomaz Farkas – O Tempo Dissolvido", com fotos, filmes e objetos pessoais do fotógrafo húngaro radicado no Brasil desde 1930.
A exposição reúne 119 imagens, muitas delas inéditas. Entre os destaques, integram a mostra uma série de fotografias coloridas produzidas em Salvador na década de 1970, registrando lugares como o Mercado Modelo, a avenida Sete de Setembro e o bairro do Alagados.
Os objetos pessoais que fazem parte da exposição reúnem documentos, cartas, recibos e fotografias pessoais.
Já o lado cineasta de Farkas é mostrado por meio de curtas documentais do próprio artista dentro da mostra "Thomaz Farkas e a Condição Humana", sob curadoria da diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, Solange Farkas.
Também serão exibidos nove programas de cinema com filmes produzidos pelo húngaro para a Caravana Farkas, projeto criado pelo fotógrafo em 1964 a fim de documentar o país.
Sobre o artista
Nascido em Budapeste, Hungria, em 1924, Thomas Farkas veio ao Brasil em 1930, radicando-se com a família em São Paulo. Filho de um dos sócios fundadores da empresa de equipamentos fotográficos Fotoptica, começa a fotografar na adolescência e em 1942 se associa ao Foto Cine Clube Bandeirantes, participando de salões nacionais e internacionais.
Sua obra, com cerca de 34 mil imagens, foi incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, sob o regime de comodato, em dezembro de 2007.
"THOMAZ FARKAS - O TEMPO DISSOLVIDO"
Quando: de 2/8 a 3/10
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia (av. Contorno, s/n - Cidade Baixa - Salvador)
Quanto: entrada gratuita
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.