Estudantes fazem performance "intrusa" e "limpam" galeria Vermelho em SP
A galeria Vermelho, em São Paulo, que abriga a 6ª edição da mostra de performances "Verbo", foi palco de uma performance que não estava programada pelo espaço. A "ação" aconteceu na noite da última quinta-feira (29) por volta das 21h, enquanto outras performances ocorriam no local.
Um grupo de seis alunos de artes do corpo, da PUC-SP, intitulado Cia do Medo, fez uma "faxina" na galeria, varrendo o chão, limpando vidros, tirando pó e recolhendo bitucas de cigarros do local. O nome dessa performance faz brincadeira com o nome da mostra da galeria e foi chamada pelo grupo de "(Re)verberar".
“É necessário tirar a sujeira para que tenha espaço para algo novo”, explicou Rafael Mendes, um dos integrantes do grupo, que questionou o caráter supostamente restritivo da mostra.
A organização da galeria não impediu a manifestação do grupo de estudantes. "Essa não foi a primeira vez que a galeria Vermelho sofreu uma invasão durante a 'Verbo'. Em 2005, o artista André Feliciano exibiu seu trabalho embora não estivesse entre os artistas selecionados", disse o curador da galeria Marcos Gallon.
"O espaço da galeria está disponível para a performance e é possível que liberemos artistas que não tenham sido selecionados para se apresentar, desde que eles não interfiram no trabalho de outras pessoas", diz ele. Para o curador, "o legal é que movimentos assim aconteçam espontaneamente e não se tornem um procedimento comum".
-
Integrantes de grupo fazem performance-manifestação em galeria paulistana (29/07/2010)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.