Entretenimento

Estudantes fazem performance "intrusa" e "limpam" galeria Vermelho em SP

MARINA VERGUEIRO
Colaboração para o UOL

30/07/2010 20h50

A galeria Vermelho, em São Paulo, que abriga a 6ª edição da mostra de performances "Verbo", foi palco de uma performance que não estava programada pelo espaço. A "ação" aconteceu na noite da última quinta-feira (29) por volta das 21h, enquanto outras performances ocorriam no local.

Um grupo de seis alunos de artes do corpo, da PUC-SP, intitulado Cia do Medo, fez uma "faxina" na galeria, varrendo o chão, limpando vidros, tirando pó e recolhendo bitucas de cigarros do local. O nome dessa performance faz brincadeira com o nome da mostra da galeria e foi chamada pelo grupo de "(Re)verberar".

“É necessário tirar a sujeira para que tenha espaço para algo novo”, explicou Rafael Mendes, um dos integrantes do grupo, que questionou o caráter supostamente restritivo da mostra.

A organização da galeria não impediu a manifestação do grupo de estudantes. "Essa não foi a primeira vez que a galeria Vermelho sofreu uma invasão durante a 'Verbo'. Em 2005, o artista André Feliciano exibiu seu trabalho embora não estivesse entre os artistas selecionados", disse o curador da galeria Marcos Gallon.

"O espaço da galeria está disponível para a performance e é possível que liberemos artistas que não tenham sido selecionados para se apresentar, desde que eles não interfiram no trabalho de outras pessoas", diz ele. Para o curador, "o legal é que movimentos assim aconteçam espontaneamente e não se tornem um procedimento comum".

  • Marina Vergueiro / UOL

    Integrantes de grupo fazem performance-manifestação em galeria paulistana (29/07/2010)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo