Topo

Entretenimento

Vik Muniz expõe cópias do verso de obras famosas na Fortes Vilaça (SP)

Cortesia Museum of Modern Art - MoMA/NY
Cópia do verso da obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso. Trabalho de Vik Muniz está na mostra "Verso", na Galeria Fortes Vilaça (SP) Imagem: Cortesia Museum of Modern Art - MoMA/NY

Da Redação

28/07/2010 09h00

Reproduzir o verso de obras célebres, como "Les Demoiselles d’Avignon", de Picasso, "Starry Night", de Van Gogh, e "La Grande Jatte", de Seurat, e, assim, tentar nos aproximar de suas histórias particulares. Esta é a proposta da mostra "Verso", de Vik Muniz, que a Galeria Fortes Vilaça (SP) inaugura nesta quinta-feira (29/7). A mostra oferece oito peças tridimensionais, de tamanhos e mídias variadas.

O trabalho é fruto de um processo que durou seis anos. Neste período, Muniz fotografou e estudou grandes obras com a ajuda da equipe e curadores e de conservação de instituições como MoMA (Nova York), Guggenheim (Bilbao) e Art Institute (Chicago), além de um time especializado de artesãos, artistas, falsificadores e técnicos.

Ao entrar na sala, tem-se a impressão de que a exposição está em montagem --os quadros estão no chão, encostados na parede. Um olhar mais atento revela então os autores e os títulos das obras, e traz a certeza de que aquelas obras não poderiam estar ali, já que pertencem a coleções de museus importantes do Brasil e do mundo. A série "Verso" força o espectador a imaginar as obras somente de posse das cópias das etiquetas dos museus por onde passaram. A semelhança com os originais é resultado do trabalho da equipe profissional: após fotografar as obras, cada especialista foi responsável pela execução de um detalhe específico, como molduras, arranhões, manchas e etiquetas.

Referências brasileiras
Para reproduzir o verso das pinturas "A Estudiante", de Anita Malfatti; "O Abaporu", de Tarsila do Amaral; "São Paulo, 1924", de Tarsila do Amaral, e "Samba", de Di Cavalcanti, o artista trabalhou em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MAM do Rio de Janeiro e o Masp.


"VERSO", POR VIK MUNIZ
Quando: de 29 de julho (abertura às 19h) a 11 de setembro de 2010. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h
Onde: Galeria Fortes Vilaça (r. Fradique Coutinho, 1.500, São Paulo-SP)
Quanto: Grátis
Informações:
0/xx/11/3032-7066, e-mail curatorial@fortesvilaca.com.br e site da Galeria Fortes Vilaça.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento