Topo

Escritores Mia Couto, Ondjaki e José Eduardo Agualusa participarão da Bienal do Livro de SP

O escritor José Eduardo Agualusa - Jordi Burch/Divulgação
O escritor José Eduardo Agualusa Imagem: Jordi Burch/Divulgação

Da Redação

22/07/2010 14h12

Os escritores angolanos Ondjaki e José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto participam da programação cultural do Salão de Ideias, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os três representarão os escritores do continente africano e debaterão com o público questões ligadas à lusofonia, que é um dos quatro temas da feira neste ano. O evento acontece de 12 a 22 de agosto na capital paulista.

José Eduardo Agualusa nasceu em 1960, na cidade do Huambo, região central de Angola, antiga Nova Lisboa, que chegou a ser idealizada como nova capital do império Português antes da independência angolana, em 1975. Estudou agronomia e silvicultura em Lisboa. É autor de romances já traduzidos para diversos idiomas, como o alemão, bengali, catalão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano e sueco.

Ndalu de Almeida, mais conhecido como Ondjaki, nasceu em Luanda (Angola) em 1977, e é considerado um dos jovens e promissores talentos da literatura angolana. Autor de romances, contos e poesias já traduzidos para idiomas como o inglês, francês, espanhol e alemão, aventurou-se também no cinema, tendo co-dirigido (junto a Kiluanje Liberdade) um documentário sobre a capital angolana: "Oxalá Cresçam Pitangas - Histórias de Luanda"

Mia Couto, nasceu na Beira (Moçambique), em 1955, e chegou a estudar medicina, sem concluir a faculdade. É considerado hoje um dos grandes escritores da língua portuguesa em todo o mundo, sendo o autor mais traduzido de Moçambique.

Biógrafo de Saramago
Outros dois convidados que participarão das discussões sobre a "língua de Camões" são o biógrafo português João Marques Lopes, autor de "Saramago: Biografia", lançado agora em 2010, e Miguel Gonçalves Mendes, cineasta português que acompanhou o escritor José Saramago nos últimos anos. Os outros temas da Bienal do Livro são: Monteiro Lobato, Clarice Lispector e livro digital.