Topo

Comic-Con começa hoje nos EUA e destaca continuação de "Tron" e filme de Scott Pilgrim

Propaganda do filme "Scott Pilgrim Contra o Mundo" -- ou "contra a Comic-Con", como diz o cartaz -- estampa fachada de hotel vizinho ao San Diego Convention Center (20/07/2010) - Adriana Terra / UOL
Propaganda do filme "Scott Pilgrim Contra o Mundo" -- ou "contra a Comic-Con", como diz o cartaz -- estampa fachada de hotel vizinho ao San Diego Convention Center (20/07/2010) Imagem: Adriana Terra / UOL

ADRIANA TERRA<br>Enviada especial a San Diego, EUA

21/07/2010 11h30

Começa nesta quarta-feira (21) em San Diego, nos EUA, a 41ª edição da Comic-Con, maior convenção de cultura pop do mundo. O evento abre hoje visitação para convidados, mas é na quinta-feira que ele abre oficialmente ao público, sediando até o próximo domingo debates com atores e diretores de filmes como "Resident Evil" e "Lanterna Verde", prévias de novas temporadas de séries como "Glee" e "Smallvile", além de bate-papos sobre quadrinhos populares e undergrounds.

Evento disputado do calendário nerd norte-americano, a Comic-Con é todo ano palco de uma invasão de fãs de séries, filmes e HQs. Cerca de dois meses antes de o evento começar já é bem difícil encontrar uma vaga em qualquer hotel próximo do San Diego Convention Center, local que recebe a convenção.

  • Adriana Terra / UOL

    Brittany (e) e Trisha (d) Yamano trabalham pela terceira vez na Comic-Con (20/07/2010)

Para se ter uma ideia do quanto a Comic-Con é aguardada, este ano e nos dois anteriores o evento criado em 1970 vendeu todos os ingressos antecipadamente. Segundo Ben Eisenstein, assessor de imprensa da convenção, 126 mil pessoas passaram pela Comic-Con em 2009 e o mesmo número é esperado este ano.

As irmãs Trisha e Brittany Yamano não são de San Diego -- "moramos nos arredores de Los Angeles" --, mas trabalham pela terceira vez na Comic-Con. Para elas, apesar de ser sempre uma "loucura", a Comic-Con é ótima.

Entre os destaques desta edição, que devem atrair grande parte do público, estão prévias de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", que estreia em novembro, "Resident Evil: Afterlife", quarto filme da franquia estrelada por Milla Jovovich, e "Lanterna Verde", protagonizado pelo ator Ryan Reynolds.

O quadrinho "Scott Pilgrim Contra o Mundo", levado ao cinema com Michael Cera ("Juno") no papel do adolescente protagonista, é tema de um dos eventos da Comic-Con -- além de estampar a imensa fachada de um hotel vizinho ao San Diego Convention Center.

  • Adriana Terra / UOL

    Um dos muitos cartazes que anunciam  "Tron: Legacy"

Assim como "Scott Pilgrim", a continuação do filme clássico da década de 1980 "Tron", "Tron: Legacy", é uma atração badalada da Comic-Con. Nos arredores do San Diego Convention Center há diversos cartazes da produção.

A série televisiva "Glee" também é tema de um painel na convenção, que exibirá trechos da próxima temporada e terá debate com elenco, assim como "The Big Bang Theory" e "Smallvile", seriado que entra em sua última fase.

No universo das HQs, além de diversos bate-papos com autores como Milo Manara ("Click!"), Peter Bagge ("Ódio") e Stan Lee ("Homem-Aranha", "X-Men"), a Comic-Con sedia também o "Oscar dos quadrinhos", a premiação Eisner Awards. Este ano os brasileiros Ivan Reis e Oclair Albert concorrem na categoria melhor série especial, ao lado de Geoff Johns, pela HQ "Blackest Night", da DC.