Entretenimento

Fotógrafo experimental German Lorca expõe 57 imagens na Caixa Cultural (RJ)

Da Redação

19/07/2010 15h31

A Caixa Cultural Rio de Janeiro inaugura nesta segunda-feira (19) a mostra fotográfica “German Lorca: Olhar Imaginário”, com obras realizadas ao longo de 60 anos, entre 1949 e 2009. A obra de Lorca foi sintetizada em 57 trabalhos pelo curador Eder Chiodetto, que optou por selecionar imagens que marcam o experimentalismo radical e a ruptura com o realismo.

Nascido depois da Semana de Arte Moderna de 1922, German Lorca auxiliou de forma decisiva a implantar a fotografia de pensamento e estética modernista em meados da década de 1940 e 1950, quando atuou no Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo. Hoje, aos 88 anos, o artista paulistano é considerado por historiadores como um marco da fotografia experimental no Brasil. Sua produção de caráter mais subjetivo e onírico tornou-se um divisor de águas na fotografia brasileira ao atribuir à linguagem novas possibilidades de representação, por meio da introdução da ficção e da livre imaginação, em detrimento da função estritamente documental que vigorava até aquela época.

A produção de Lorca, que nasceu em São Paulo no ano de 1922, transita até hoje entre diversas áreas: arte, publicidade, reportagem, retrato e ensaio. Ele também assina a autoria do livro "O Lugar do Escritor" (Cosac Naify), um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2004.


"GERMAN LORCA: OLHAR IMAGINÁRIO"
Quando: de 20 de julho (abertura para convidados dia 19, às 19h) a 29 de agosto de 2010; de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Onde: Galeria 1 (av. Almirante Barroso, 25, Rio de Janeiro-RJ -- perto do metrô Estação Carioca)
Quanto: Grátis
Informações:
0/xx/21/2544-4080 e site da Caixa Cultural Rio de Janeiro.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo