Topo

Festival em SP celebra cultura japonesa com shows, cosplayers e comida típica

13º Festival do Japão terá apresentações de danças folclóricas japonesas - Divulgação/Festival do Japão
13º Festival do Japão terá apresentações de danças folclóricas japonesas Imagem: Divulgação/Festival do Japão

Da Redação

15/07/2010 16h11

A 13ª edição do Festival do Japão acontece de sexta (16) a domingo (18) no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista. A programação oferece shows, danças típicas, grupos de taikô -- os tambores japoneses --, culinária, exposições e atividades voltadas para as crianças.

O evento foi criado em 1998 com o objetivo de divulgar e preservar as tradições japonesas e, este ano, faz parte do calendário de festas comemorativas dos 102 anos de imigração japonesa no Brasil. A atual edição traz atividades voltadas para todos os públicos e idades. Haverá exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e workshops de cultura japonesa de diversas artes, gratuitos e abertos ao público, como o origami (dobraduras), kirigami (origami tridimensional), oshibana (flores prensadas) e sumiê (pintura com tinta à base de carvão).

Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, os workshops de dança e taiko (tambores japoneses), além de concurso de cosplay. A terceira idade terá direito a massagem esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças. Uma área infantil oferecerá oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), contação de lendas japonesas e recreação infantil. Veja a programação completa no site oficial.

Shows
No palco principal, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas se apresentam, trazendo danças folclóricas e típicas como o Kagura -- a dança dos deuses da província de Hiroshima e o Shan Shan Kasa Odori, da província de Tottori. Cerca de 30 candidatas de todo o Brasil ainda disputam prêmios e o título de Miss Festival do Japão, que, desde 2009, também credencia à coroa de "Miss Nikkey".


13º FESTIVAL DO JAPÃO
Quando: de 16 a 18 de julho de 2010
Onde: Centro de Exposições Imigrantes (rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo-SP --ônibus gratuito no metrô Jabaquara). Sexta, das 12h às 21h; sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 7 (grátis para menores de 8 anos e maiores de 65 anos). Ingressos à venda no local e nos pontos de venda antecipados
Informações:
0/xx/11/3277-8569, e-mail secretaria@festivaldojapao.com e site do Festival do Japão.