Topo

Harvey Pekar, de "Anti-Herói Americano", morre aos 70 anos nos EUA

Da Redação*

12/07/2010 12h44

O quadrinista norte-americano Harvey Pekar, autor de "Anti-Herói Americano", morreu aos 70 anos nesta segunda-feira (12) nos Estados Unidos. Pekar foi encontrado morto por sua mulher, Joyce Brabner, na madrugada de hoje na casa do casal, em Cleveland Heights, Ohio, informou o portal "Cleveland.com".

A causa da morte ainda deve ser revelada. Pekar e sua mulher escreveram "Our Cancer Year" (Nosso Ano do Câncer, em tradução livre), após o quadrinista ser diagnosticado com câncer linfático em 1990.

Filho de imigrantes poloneses nascido no dia 8 de outubro de 1939, o roteirista tornou-se bastante popular quando sua série de HQ, publicada inicialmente em 1976, foi adaptada para o cinema em 2003, com Paul Giamatti no papel de Pekar. O trabalho, inclusive, conquistou o Grande Prêmio do Júri de drama no Festival de Sundance.

Vencedor do prestigiado prêmio literário American Book Award em 1987, "Anti-Herói Americano" mostra um retrato do autor, seu pessimismo crônico -- e cômico --, sua relação com amigos, com sua mulher e sua rotina como arquivista de hospital e colecionador de discos de vinil.

  • Reprodução

    Capa do filme "Anti-herói Americano", de 2003, com Paul Giamatti como Harvey Pekar

Pekar fazia as histórias e as entregava a amigos desenhistas como Robert Crumb, que colaborou com os quadrinhos do autor e é fã declarado de seu trabalho.

Eles se conheceram em 1962, quando Crumb ainda estava começando a explorar as possibilidades das HQs.

Uma das parcerias com Crumb se deu no roteiro autobiográfico "Bob & Harv: Dois Heróis Anti-Americanos". A obra foi indicada ao grande Prêmio do 37º Festival de Quadrinhos de Angoulême, um dos mais prestigiados do mundo, que aconteceu em janeiro deste ano na região central da França.

"The Beats", um dos últimos álbuns que ele ajudou a roteirizar, sobre a geração beat, tem previsão de ser lançado no Brasil no segundo semestre deste ano, anunciou nesta segunda (12) a editora Saraiva.

*Atualizada às 16h01.