Topo

Exposição no Rio apresenta o lado fotógrafo do escritor Juan Rulfo

Detalhe da fotografia "María Félix En La Filmación De La Escondida" (1940-50), de Juan Rulfo - Juan Rulfo/Instituto Cervantes
Detalhe da fotografia "María Félix En La Filmación De La Escondida" (1940-50), de Juan Rulfo Imagem: Juan Rulfo/Instituto Cervantes

Da Redação

06/07/2010 12h06

O mexicano Juan Rulfo (1918-1986) ficou famoso como escritor, mas também fotografava. Esse outro talento do artista que o Instituto Cervantes pretende mostrar na exposição “México: Juan Rulfo, Fotógrafo”, de 7 de julho a 7 de agosto na nova sede do instituto no Rio de Janeiro.

A mostra apresenta 70 registros em preto e branco de desertos, povoados, arquiteturas e retratos, que conectam os dois mundos nos quais Rulfo transitou.

Juan Rulfo viveu 69 anos, mas, como escritor, lançou apenas dois livros. Embora seja um número pequeno, “El Llano em Llamas”, coletânea de contos publicada em 1953, e “Pedro Páramo”, romance de 1955, são obras de grande projeção dentro da literatura mexicana e latinoamericana. E é com esse universo contido em seus livros que dialogam suas fotografias --um acervo de mais de seis mil negativos.

Na literatura, o escritor mexicano tem suas obras associadas aos narradores do "realismo mágico" latinoamericano, que tem representantes como o autor colombiano Gabriel Garcia Marquez. Nascido na zona rural, Rulfo ficou órfão cedo e foi morar com um tio na Cidade do México para estudar. Na década de 40, colaborou com publicações e começou a escrever contos, alguns reproduzidos em seu primeiro livro “El Llamo de Llamas”.

Antes de seu segundo trabalho, “Pedro Páramo”, Rulfo colaborou com o cinema e lançou escritos avulsos. Em 1970, o escritor foi agraciado com o Prêmio Nacional de Literatura, no México. E, em 1983, conquistou o Prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha.


"MÉXICO: JUAN RULFO, FOTÓGRAFO"
Quando: de 7 de julho a 7 de agosto de 2010
Onde: Instituto Cervantes Rio de Janeiro - Sala de Exposições (térreo): rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ. De segunda a sexta, das 11 às 19h; aos sábados, das 11 às 14h.
Quanto: Grátis
Informações: 
0/xx/21/3554-5910 e site do Instituto Cervantes.