Topo

MAM-SP abre duas novas exposições nesta quinta-feira

Fotografia "Comunhão II", de Rodrigo Braga (2006; 50 x 75 cm), faz parte da mostra "Ecológica" - MAM/Divulgação
Fotografia "Comunhão II", de Rodrigo Braga (2006; 50 x 75 cm), faz parte da mostra "Ecológica" Imagem: MAM/Divulgação

Da Redação

30/06/2010 10h30

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre nesta quinta-feira (1º) duas novas exposições. "Ecológica" traz 22 obras de artistas nacionais e internacionais que abordam a questão ecológica na sociedade de consumo. Já "Dez Anos do Clube de Colecionadores de Fotografia" repassa, por meio de 55 obras, a história do Clube desde a sua criação até os dias atuais.

Com curadoria de Felipe Chaimovich, a mostra "Ecológica" ganha exibição na Grande Sala. Inspirado em conceitos do intelectual socialista austro-francês André Gorz, o evento apresenta dois tipos de obras: as de suportes mais tradicionais, com trabalhos conceituais e realizados em materiais variados; e as obras vivas, formadas por plantas naturais. Entre os destaques do acervo estão criações de Marcelo Cidade ("Transestatal"; 2006), de Nelson Leirner ("Armazém"; 1994/97) e de Ricardo Basbaum (“Você Gostaria de Participar de Uma Experiência Artística?”; 1994-2010).

Outros trabalhos foram criados especialmente para a exposição. Fernando Limberger desafia a gravidade com plantas que brotam de um cubo gigante de fibra de coco suspenso no teto do museu ("Complementares"), enquanto Rodrigo Bueno mescla plantas e madeira na instalação "Entrelaço", que invade a marquise e faz parte do grupo de obras que interagem com o parque.

  • MAM/Divulgação

    Fotografia da série "Brasília Teimosa" (2006-10), de Bárbara Wagner


O curador do Clube de Fotografia do MAM-SP Eder Chiodetto é responsável pela curadoria da exposição "Dez Anos do Clube de Colecionadores de Fotografia", em cartaz na Sala Paulo Figueiredo.

A mostra é dividida em cinco eixos, representados por artistas de períodos variados. Nos eixos "Identidade Nacional e "Documental Imaginário", o fotodocumentarismo enfoca problemas sociais e questões culturais do país em imagens de nomes como Maureen Bisilliat, André Cypriano, Bárbara Wagner, Luiz Braga, Pedro Motta e Cao Guimarães. Já "Limites/ Metalinguagem" é aquela em que se situam mais trabalhos do Clube, com trabalhos de Adriana Varejão, Odires Mlászho, Sandra Cinto e Felipe Cama. "Metalinguagem", por sua vez, questiona a própria linguagem fotográfica com um recorde de artistas como Fernando Lemos, Lenora de Barros, Vicente de Mello, Rochelle Costi e Lucia Koch.

Por fim, "Retrato / Autorretrato" aponta para trabalhos de nomes como Rodrigo Braga, Vânia Toledo, Tony Camargo e Rafael Assef, enquanto "Vanguardas Históricas" mostra criações que quebraram paradigmas. Como representantes deste eixo estão Claudia Andujar, Boris Kossoy, Nair Benedicto, Thomaz Farkas e German Lorca.

 


"ECOLÓGICA" E "DEZ ANOS DO CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA"
Quando: 2 de julho (abertura para convidados dia 1º, às 20h) a 29 de agosto de 2010
Onde: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3, São Paulo-SP). Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Quanto: R$ 5,50 (sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam. Aos domingos, a entrada é franca para todos)
Informações:
0/xx/11/5085-1300 e site do MAM-SP. Agendamento gratuito de visitas em grupo pelo tel. 0/xx/11/5085-1313 e e-mail educativo@mam.org.br.