Topo

Galeria Vermelho (SP) inaugura esta terça (22) quatro mostras individuais

"Trajeto", de Rogério Canella, traz fotografias feitas nos canteiros de obra da nova linha de metrô de São Paulo, a Linha 4 - Galeria Vermelho/Divulgação
"Trajeto", de Rogério Canella, traz fotografias feitas nos canteiros de obra da nova linha de metrô de São Paulo, a Linha 4 Imagem: Galeria Vermelho/Divulgação

Da Redação

22/06/2010 14h48

A galeria paulistana Vermelho inaugura, nesta terça-feira (22), quatro mostras individuais. São as exposições "Ressaca Tropical" (Jonathas de Andrade), "Salvo o Nome" (Maurício Ianês), "Alices" (Marilá Dardot) e "Trajeto" (Rogério Canella). Os trabalhos ficarão em exposição até o dia 17 de julho.

"Ressaca Tropical" apresenta cinco trabalhos recentes do jovem artista recifense que participará da próxima Bienal de São Paulo, em setembro. Destaque para a obra que dá título à mostra, uma foto-instalação de 2009. Trata-se de um diário amoroso formado por um conjunto de imagens fotográficas oriundas de arquivos pessoais, acervos públicos, e por novas fotografias. Já a foto-pesquisa "Recenseamento Moral da Cidade do Recife" (2007) é composta por entrevistas baseadas num livro de boas maneiras publicado na década de 80, no Recife. O trabalho é feito de planilhas, mapas, formulários e fotografias de contexto. Por fim, a série inédita de fotografias "O Clube" (2010) apresenta imagens de um antigo iate-clube frequentado pela elite de Maceió, cuja construção avança para dentro da orla, criando um ambiente subterrâneo convidativo para atividades marginais.

Maurício Ianês participa das atividades na Vermelho com a exposição "Salvo o Nome". Nela, o artista expõe a série inédita de fotografias "Blanchot", fruto do registro de páginas do livro do teórico francês recobertas por procedimentos pictóricos distintos. O resultado são paisagens obscuras, carregadas de conteúdo subjetivo nivelados pela imagem. Integra também a individual a série de esculturas "Advérbios" (2009-2010), composta por esculturas em madeira.

"Alices" (2009), de Marilá Dardot, foi concebida a partir do clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol. A obra explora as mudanças de tamanho da personagem para refletir sobre a transformação do próprio observador ao longo da exposição. Na primeira das 13 imagens de trechos do livro, a folha de rosto é reproduzida no tamanho real, margeada por uma superfície espelhada que faz com que o visitante seja refletido na obra. A segunda imagem, referente à primeira mudança (Alice é reduzida a “uns vinte e cinco centímetros de altura”), é proporcionalmente aumentada, de forma que o visitante se sinta diminuído como Alice, e assim sucessivamente.

Já "Trajeto", de Rogério Canella, apresenta novas imagens da série de fotografias "Linha 4", intitulada a partir da nova linha de metrô de São Paulo. Para criar as imagens, em sua maioria grandes formatos, Canella visitou mais de doze canteiros de obra (estações e túneis de ventilação), localizados sob grandes avenidas da cidade de São Paulo.


INDIVIDUAIS NA GALERIA VERMELHO
Quando
: de 23 de junho (abertura para convidados dia 22, às 20h) a 17 de julho de 2010
Onde: rua Minas Gerais, 350, São Paulo-SP. Salas 1 e 2 ("Ressaca Tropical"); Sala 3  ("Salvo o Nome"); Sala 4 ("Alices") e Acervo ("Trajeto"); de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h
Quanto: Grátis
Informações:
0/xx/11/3138-1520 e site da Galeria Vermelho.