Topo

Cildo Meireles e "time" de artistas participam de mostra sobre futebol no Rio

Detalhe do óleo sobre tela "Campos de Jogo" (1989), do brasileiro Cildo Meireles, uma das obras da mostra sobre futebol no Rio de Janeiro - Divulgação
Detalhe do óleo sobre tela "Campos de Jogo" (1989), do brasileiro Cildo Meireles, uma das obras da mostra sobre futebol no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Da Redação

16/06/2010 11h40

Em período de Copa do Mundo, a mostra “Futebol de Salão - A Coletiva” leva obras alusivas ao principal esporte na preferência dos brasileiros à Lurixs: Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Até 15 de julho, a galeria carioca expõe obras em diferentes técnicas - pintura, escultura, fotografia, instalação e vídeo - cujo tema central é o futebol.

Em campo, ou melhor, no salão, um time de artistas consagrados e jovens talentos, de várias nacionalidades, como os brasileiros Cildo Meireles,  Affonso Abrahão, Raul Mourão, Julio Leite, Luiz Paulo Rocha e Lula Wanderley; o português Daniel Blaufuks e o francês François Morellet.

“Futebol de Salão - A Coletiva” terá obras nas quais o artista fará desconstruções das linhas do campo de futebol, como é o caso dos trabalhos de Cildo Meireles e Luiz Paulo Rocha; releituras da estética futebolística, como nas obras de Daniel Blaufuks e Julio Leite, e variações sobre as formas primárias dos jogos, evidenciadas nos trabalhos de François Morellet e Affonso Abrahão. Raul Mourão, que desenvolve um vocabulário plástico com elementos deslocados de seu contexto usual, apresentará a obra “Campo Todo Fraturado”, em aço e resina sintética, de 2010. Durante todo o período da exposição haverá ainda a projeção do vídeo “Arte, Futebol Sem Bola”, de Lula Wanderley, que mostra imagens de gols famosos de Pelé, Romário e Maradona, mas sem a bola, que foi subtraída por meio de um processo digital.


"FUTEBOL DE SALÃO - A COLETIVA"
Quando
: de 16 de junho a 15 de julho de 2010
Onde: Lurixs: Arte Contemporânea (rua Paulo Barreto, 77, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ; de segunda a sexta, das 14h às 19h, e aos sábados, mediante agendamento por telefone)
Quanto:
Grátis
Informações:
0/xx/21/2541-4935 e site www.lurixs.com.