Topo

Universo das drag queens é desvendado na mostra "Rainhas e Dragões"

O ex-BBB Dicesar como a drag queen Dimmy Kier; foto faz parte da mostra "Rainhas e Dragões" - Amanda Perobelli/Divulgação
O ex-BBB Dicesar como a drag queen Dimmy Kier; foto faz parte da mostra "Rainhas e Dragões" Imagem: Amanda Perobelli/Divulgação

EDSON LOVATTO<br>Colaboração para o UOL

15/06/2010 10h30

Provar que o universo das drag queens é mais do que o mostrado na Parada Gay de São Paulo, todos os anos. Com esta motivação principal, a fotógrafa Amanda Perobelli produziu cerca de 50 fotos, sendo que 18 delas ganham exposição até 10 de julho na mostra "Rainhas e Dragões", em São Bernardo do Campo (SP).

Realizado durante sete meses em 2006, o ensaio foi construído a partir de visitas às casas de drag queens, boates, clubes noturnos, festas, entrevistas e performances, além da própria parada gay paulistana. "A intenção era fazer uma imersão a algum 'universo' que eu não conhecia e que não faz parte do meu dia-a-dia", conta Perobelli em entrevista ao UOL. "Outro motivo para escolher esse tema foi porque geralmente as drag queens só 'aparecem' em época de Parada Gay e o assunto tem poucas publicações a respeito", explica.

A mostra traz fotos que contemplam desde a preparação dos homens com maquiagem e figurino até as apresentações e shows. Entre os fotografados, estão personalidades famosas como o ex-BBB Dicesar, que, aqui, assume a identidade de Dimmy Kier.

"Rainhas e Dragões" faz parte da programação do "Mês LGBT" (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de São Bernardo do Campo. Até 27 de junho, a cidade vai receber atividades gratuitas como palestras, lançamento de livro, exibição de filmes e apresentações musicais e teatrais.


"RAINHAS E DRAGÕES", POR AMANDA PEROBELLI
Quando
: até 10 de julho de 2010
Onde: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (r. Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo-SP; de terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas, das 9h às 20h30)
Quanto: Grátis
Informações:
0/xx/11/4125-2466. Mais informações sobre o "Mês LGBT" no site da Prefeitura de São Bernardo.