Topo

Neil Gaiman processa quadrinista por direitos de personagens de "Spawn"

Da Redação

15/06/2010 17h27

O quadrinista britânico Neil Gaiman está processando o canadense Todd McFarlane por parte dos direitos de personagens da bem-sucedida série "Spawn". O caso começou a ser julgado essa semana em uma corte em Madison, Wisconsin, nos EUA, e retoma processo de 2002.

Allen Arntsen, advogado de Gaiman, diz que em seu entendimento "McFarlane simplesmente pegou alguns dos personagens que Neil co-criou e deu a eles diferentes nomes", segundo informações do site do jornal britânico "Telegraph".

Gaiman colaborou, junto a McFarlane, nas primeiras histórias de "Spawn", no início da década de 1990.

Os personagens que são motivo da briga entre os quadrinistas são o demônio Dark Ages Spawn, Tiffany e Domina.

Gaiman já havia processado McFarlane por parte dos direitos dos personagens Medieval Spawn, Angela e Cogliostro, saindo vitorioso do caso, ocorrido em 2002. Dessa vez, Gaiman diz que Dark Ages Spawn é cópia de Medieval Spawn; já Tiffany e Domina são cópias de Angela.

"Spawn" se tornou um grande sucesso especialmente ao ser adaptado para a televisão, em meados de 1990, e depois para o cinema, com o filme de 1997 "Spawn - O Soldado do Inferno", com Martin Sheen e Theresa Randle.

Neil Gaiman é notório pela série "Sandman", enquanto Todd McFarlane é famoso por ilustrar personagens como Batman, Hulk e Homem-Aranha.