Topo

Fachadas de casas do Nordeste estão em mostra no IMS-SP

Foto de Serrinha, na Bahia (1983), que integra a mostra  "Anna Mariani: Pinturas e Platibandas" - Anna Mariani/Divulgação
Foto de Serrinha, na Bahia (1983), que integra a mostra "Anna Mariani: Pinturas e Platibandas" Imagem: Anna Mariani/Divulgação

Da Redação

15/06/2010 13h44

Depois de mais de 22 anos rodando pelo mundo, as fotografias de fachadas nordestinas de Anna Mariani voltam ao país de origem. Nesta quarta-feira (16), às 19h30, o Centro Cultural do Instituto Moreira Salles de São Paulo inaugura a mostra "Anna Mariani: Pinturas e Platibandas", com 24 imagens feitas em sete estados do Nordeste do Brasil: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

Com curadoria do crítico de arte Rodrigo Naves, a exposição é uma seleção das mais de duas mil fotos de fachadas que a fotógrafa fez na região entre os anos de 1976 e 1995. As imagens que compõem a exposição foram exibidas pela primeira vez em 1987, na 19ª Bienal Internacional de São Paulo. Depois disso, correram o mundo - passaram pela França, Alemanha, Finlândia, entre outros países -, e desde então, praticamente não foram mais vistas no Brasil.

As fotografias de Anna Mariani apresentam as fachadas sempre em um ângulo frontal, sem a presença de pessoas e sem a interferência da paisagem. Já as pinturas das casas, elaboradas à base de cal sobre fachadas e platibandas, é resultado da transparência e da luminosidade possíveis graças às práticas tradicionais de caiação, técnica que aos poucos tem sido substituída por novos materiais e processos.


"ANNA MARIANI: PINTURAS E PLATIBANDAS"
Quando
: de 17 de junho (abertura para convidados dia 16, às 19h30) a 1º de agosto de 2010
Onde: Instituto Moreira Salles - São Paulo (rua Piauí, 844, 1° andar, Higienópolis, São Paulo-SP; de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 13h às 18h)
Quanto:
Grátis
Informações:
0/xx/11/3825-2560 e no site do Instituto Moreira Salles.