Topo

Morre aos 69 anos o artista plástico alemão Sigmar Polke

Obra do alemão Sigmar Polke (1941 - 2010) na casa de leilões Sotheby"s, em Londres, em 2001 - Adrian Dennis / AFP
Obra do alemão Sigmar Polke (1941 - 2010) na casa de leilões Sotheby's, em Londres, em 2001 Imagem: Adrian Dennis / AFP

Da Redação*

11/06/2010 14h29

Morreu na última quinta-feira (10) o artista plástico alemão Sigmar Polke, um dos principais nomes da arte contemporânea. Polke morreu  na cidade de Colônia, Alemanha, em decorrência de complicações de um câncer.

Nascido em 1941 em Oels, baixa Silésia (atual região da Polônia), o artista começou sua carreira em Düsseldorf. A arte de Polke nunca se enquadrou em um único estilo. Sua obra se caracteriza pela mistura de diferentes técnicas e pelo uso de materiais divergentes,  combinando a imagética extraída de diversas fontes artísticas da arte pop e do expressionismo abstrato.

  • Toshifumi Kitamura / AFP

    Um dos principais nomes da arte contemporânea, Sigmar Polke (1941- 2010) morreu aos 69 anos

O artista trabalhou com pintura, fotografia, desenho, gravura e objetos. Polke participou da 24ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1998.

O artista também é conhecido por ser cofundador do "realismo capitalista", nome que faz alusão irônica ao realismo socialista e espécie de versão européia da pop art. A corrente artística surgida na década de 1960 criticava o consumismo exacerbado e os anos de milagre econômico na Europa Ocidental.

Ao lado de Joseph Beuys, Gerhard Richter, Georg Baselitz e Jörg Immendorff, Polke fez parte de uma geração de artistas que marcou a arte alemã no pós-guerra.

*Com agências internacionais