Topo

"Marginal" exibe desenhos, gravuras e 'livros-objeto' de Fábio Zimbres

ADRIANA TERRA<br>Da Redação

10/06/2010 13h49

Um painel de grandes dimensões, desenhos, gravuras e 'livros-objeto' estão na mostra "Marginal", do artista gráfico Fábio Zimbres, em cartaz desde a última sexta-feira (4) em São Paulo, no Espaço +Soma.

Nome conhecido no universo da HQ e ilustração -- ele editou a revista de histórias em quadrinhos "Animal" entre o fim da década de 80 e o início de 1990 --, Zimbres conta que o nome da mostra tem inspiração em espaços desocupados, passagens. "Queria pensar sobre o termo 'marginal' sem a noção negativa ou romântica que emprestam: marginal apenas como a ideia de algo deslocado do centro, ocupando as beiradas", diz ele.

"Nas últimas viagens a São Paulo [o artista mora em Porto Alegre] eu sempre olho muito pra marginal Tietê e ela tem essa coisa de ser um espaço negativo, um lugar pra se passar e não pra ficar, algo pra se esquecer. Na exposição tem alguma coisa que se relaciona diretamente com isso e outras só indiretamente", explica Zimbres.

A relação mais explícita fica por conta do painel que ocupa praticamente uma parede inteira da galeria, com mais de 13 metros de largura, contendo 48 cartazes, feitos cada um como se fosse um pôster da exposição. Neles, há desenhos de "espaços urbanos decadentes, fábricas".

  • Divulgação

    Painel com 48 cartazes feitos por Fábio Zimbres ocupa parede do Espaço +Soma

Outro destaque de "Marginal" são os 'livros-objeto', feitos com materiais como disquetes de computador. "Gosto de livros e faço vários há muito tempo. Tanto podem partir de livros existentes que eu desenho e pinto por cima como serem livros com pranchas que eu aproveito de outros materiais", explica o desenhista. 

Fábio Zimbres já expôs individualmente em Porto Alegre e Buenos Aires, colaborou com a revista argentina de quadrinhos "Fierro" e tem um blog no site da publicação de arte norte-americana "Juztapox".

 


"MARGINAL", DE FÁBIO ZIMBRES
Quando:
até 17/7
Onde: Espaço +Soma (r. Fidalga 98. Tel.: 0/xx/11 3031-7945). www.maissoma.com
Quanto: gratuito

Da Redação","publicationDate":"20100610134905"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2010/06/10/marginal-exibe-desenhos-gravuras-e-livros-objeto-de-fabio-zimbres.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="entretenimento/entretenimento.noticias.redacao">