Entretenimento

Escritor David Markson morre aos 82 anos nos Estados Unidos

Johanna Markson/AP
O escritor David Markson, morto aos 82 anos Imagem: Johanna Markson/AP

Da Redação*

07/06/2010 16h24

O escritor David Markson, autor de novelas como "Wittgenstein's Mistress", paródias, textos de ficção e poesias, foi encontrado morto aos 82 anos no último dia 4, nos Estados Unidos. Markson também ficou conhecido por ter participado da produção do filme de faroeste de Frank Sinatra "Dirty Dingus Magee" (1970).

Os dois filhos do autor encontraram-no morto na cama de seu apartamento em Greenwich Village, área residencial na cidade de Nova York, disse a ex-esposa dele, Eliane Markson. A causa da morte ainda está sendo investigada, mas sabe-se que o escritor estava com a saúde debilitada.

Pouco conhecido do grande público, Markson era admirado por um grupo de fãs que incluia a novelista Ann Beattie e o ensaísta David Foster Wallace. Markson era famoso por seus "insights" e pela maneira como conseguia expressá-los, muitas vezes com uma ou duas frases. "Mistress Wittgenstein", sua obra mais aclamada, e outras novelas eram monólogos que abordavam o estado do mundo e o do próprio autor.

Seus últimos romances foram "Vanishing Point" e "This Is Not a Novel", que traziam uma abordagem cada vez mais interior e abstrata.

Markson e Eliane se casaram em 1956 e se divorciaram em 1980. Juntos, tiveram dois filhos e três netos. Segundo a sua ex-esposa, seu corpo não será sepultado, mas cremado após uma cerimônia privada.

*Com agências internacionais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo