Entretenimento

Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito novo imortal da ABLca

Marco Antônio Teixeira/Agência O Globo
O poeta e tradutor Geraldo Holanda Cavalcanti, novo integrante da Academia Brasileira de Letras Imagem: Marco Antônio Teixeira/Agência O Globo

Da Redação

02/06/2010 16h49

O poeta, tradutor, ensaísta e memorialista Geraldo Holanda Cavalcanti foi eleito na tarde desta quarta-feira (2) o sucessor da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, a ABL.

O posto era ocupado anteriormente pelo bibliófilo José Mindlin, morto aos 95 anos em fevereiro.

Concorriam ao posto, além de Cavalcanti, o sambista Martinho da Vila, o sociólogo e tradutor Muniz Sodré e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau.

Cavalcanti foi diplomata por mais de 40 anos, tendo sido embaixador no México, na Unesco e na União Europeia. Estreou na poesia em 1964, com "O Mandiocal de Verdes Mãos". Em 1998, publicou "Poesia Reunida", pelo qual conquistou o prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores, no ano 2000.

Por seu trabalho como tradutor recebeu, na Itália, em 1998, o Prêmio Internazionale Eugenio Montale. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Paulo Rónai de Tradução, da Fundação Biblioteca Nacional, pela antologia bilíngue de Salvatore Quasimodo, e em 2006, o Prêmio de Tradução da Academia Brasileira de Letras pelo ensaio-literário e tradução de "O Cântico dos Cânticos". Publicou, ainda, traduções de poetas de língua espanhola --o colombiano Álvaro Mútis e o mexicano Carlos Pellicer.

Suas publicações mais recentes são "Encontro em Ouro Preto" (contos, 2007) e "As Desventuras da Graça" (memórias, 2010), ambos pela editora Record.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo