Topo

Escultor Xico Stockinger ganha retrospectiva no Masp

Da Redação

02/06/2010 11h17

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) inaugura nesta quarta-feira (2) a exposição "Stockinger - O Descanso do Guerreiro", primeira retrospectiva póstuma do escultor, gravurista e chargista Xico Stockinger. Nascido na Áustria e radicado no Brasil, o artista morreu no ano passado, aos 89 anos.

A exposição apresenta 67 obras ao todo, entre esculturas de médio e grande porte, objetos utilitários, xilogravuras e desenhos - inclusive um retrato do artista feito por Flávio de Carvalho. A mostra tem concepção e coordenação geral de Fábio Coutinho, curadoria de Maria Alice Milliet e vai ocupar a Galeria Clemente de Faria até 22 de agosto.

Produção vasta

Stockinger tem obras instaladas na Praça da Sé (São Paulo), no Parque da Escultura (Rio de Janeiro) e na Praça da Alfândega (Porto Alegre). O nome da exposição, "Stockinger - O Descanso do Guerreiro", faz alusão à escultura de sua autoria, de 1961, também presente na mostra.

Além do bronze e mármore, Francisco Stockinger usou madeira, barro, ferro e gesso para criar o exército de heróis e mulheres que permeiam seu universo criativo. Na retrospectiva apresentada pelo Masp, o público poderá apreciar peças das séries "Guerreiros", "Sobreviventes" e "Gabirus". Destaque também para a série "Magrinhas", uma das últimas esculpidas pelo artista, no ano de 2003, que inclui sete detalhadas esculturas de bronze de até 2,2m de altura.

Em toda a carreira, Francisco Stockinger realizou mais de 30 exposições individuais, além de ter participado de dezenas de mostras coletivas.


"STOCKINGER - O DESCANSO DO GUERREIRO", POR XICO STOCKINGER
Quando
: de 2 de junho a 22 de agosto de 2010
Onde: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (av. Paulista, 1.578, de terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às quintas, das 11h às 20h)
Quanto: ingressos custam R$ 15 (estudantes pagam R$ 7). Gratuito até 10 anos e acima de 60 anos. Às terças-feiras a entrada é gratuita para todos.
Informações:
0/xx/11/3251-5644, site www.masp.art.br e na página do Twitter (http://twitter.com/maspmuseu). Informações sobre visitas orientadas no ramal 2112.