Topo

Reedição de "Esqueleto na Lagoa Verde" é tema de debate esta terça no RJ

Da Redação

01/06/2010 07h00

O relançamento do relato sobre o sumiço do coronel britânico Percy Fawcett no sertão brasileiro, "Esqueleto na Lagoa Verde", de Antonio Callado (1917 - 1997), é tema de debate hoje (1º) no Rio de Janeiro.

Participam da mesa, que ocorre na Livraria da Travessa do shopping Leblon, a escritora e jornalista Ana Arruda Callado, o jornalista e coordenador editorial Matinas Suzuki Jr., o jornalista e crítico do UOL Mauricio Stycer e o escritor Davi Arriguci Jr., autor do posfácio do livro.

"Esqueleto na Lagoa Verde" foi publicado originalmente em 1953. O livro relata uma viagem do jornalista, organizada pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, até a região do Xingu. A ideia era reconstituir os passos e decifrar o motivo da obsessão do coronel britânico Percy Harrison Fawcett, desaparecido em 1925 quando tentava encontrar no local uma civilização extinta, espécie de "Atlântida tropical".

Com ajuda do sertanista Orlando Villas Boas (1914 - 2002) e de índios da região, Callado chegou ao local onde presumivelmente se encontrava a cova com os ossos do coronel Fawcett.

O relato de "Esqueleto na Lagoa Verde" se tornou base para romance de Antonio Callado lançado em 1967, "Quarup".


DEBATE SOBRE "ESQUELETO NA LAGOA VERDE"
Quando:
1º/6 às 19h
Onde: Livraria da Travessa do Shopping Leblon - 2º píso (av. Afrânio de melo Franco, 290, Rio de Janeiro - RJ. Tel.: 0/xx/21 3138-9600)