Topo

Dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno morre aos 103 anos

O dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno, morto aos 103 anos em Yokohama, no Japão - Divulgação
O dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno, morto aos 103 anos em Yokohama, no Japão Imagem: Divulgação

Da Redação

01/06/2010 19h50

O dançarino e coreógrafo Kazuo Ohno morreu aos 103 anos em virtude de dificuldades respiratórias esta terça-feira (1º) em um hospital em Yokohama, Japão. A informação é de seu agente, reportada ao portal "Japan Today".

Kazuo Ohno era considerado um mestre do teatro butô, arte que mistura dança e artes dramáticas, inspirada no limite entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Ohno nasceu em 1906 na província japonesa de Hokkaido, filho de um chefe de cooperativa de pescadores e de uma instrumentista. Em 1929, assistiu a um espetáculo que o levou a se envolver com dança, "La Argentina", encenado em Tóquio pela espanhola Antonia Mercé.

Alguns anos depois, passou a ter aulas de dança, interrompidas pela Segunda Guerra Mundial, na qual lutou. A experiência como combatente e prisioneiro de guerra também foi de influência em sua arte.

Kazuo Ohno subiu aos palcos apenas quando já tinha mais de 40 anos. Um grande parceiro seu foi Tatsumi Hijikata (1928 - 1986), que muitos consideram o pioneiro do butô, com quem trabalhou por muitos anos. Em 1977, Ohno fez sua primeira apresentação sozinho, "Admirando La Argentina", referência ao espetáculo que tanto lhe influenciou. A peça tinha direção de Hijikata e foi aclamada pela crítica.

Entre outros trabalhos notórios estão "Dead Sea", "Ka Cho Fu Getsu", "My Mother" e "Water Lilies".

Kazuo Ohno esteve três vezes no Brasil -- em 1986, 1992 e 1997.

  • Jorge Araújo / Folha Imagem

    O dançarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno no bairro da Liberdade, em São Paulo, em 1986

 

Em 2008, o filho do dançarino, Yoshito Ono, participou de exposição do evento Tokyogaqui, em São Paulo, que contou com homenagem ao seu pai.

Em 2009, o grupo Antony and the Johnsons dedicou o álbum "The Crying Light" ao dançarino, que está em foto da capa do disco.

No site oficial da companhia de dança de Kazuo Ohno uma mensagem lamenta a morte e agradece o "apoio do dançarino ao longo dos muitos anos".