Topo

CCBB realiza mostras em SP e no Rio com cartuns sobre futebol

Charge de Chico Caruso, que faz parte da mostra "Craques do Cartum na Copa" - Chico Caruso/Divulgação
Charge de Chico Caruso, que faz parte da mostra "Craques do Cartum na Copa" Imagem: Chico Caruso/Divulgação

Da Redação

01/06/2010 07h00

A dias da abertura oficial da Copa do Mundo na África do Sul, um time de humoristas gráficos resolveu se reunir para organizar duas mostras com charges, caricaturas e cartuns sobre a maior paixão nacional. Resultado desta coletânea, as exposições "Craques do Cartum na Copa" podem ser vistas gratuitamente nas unidades de São Paulo (2 de junho a 18 de julho) e do Rio de Janeiro (8 de junho a 11 de julho) do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

  • Dálcio/Divulgação

    Caricatura do técnico Argentino Diego Maradona

Ao todo, onze artistas foram homenageados com espaço nas mostras, como Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Mauricio de Sousa, Paulo Caruso e Ziraldo. A iniciativa também dá oportunidade para que se conheça o trabalho de grandes nomes que já morreram e cuja produção tem muita importância até hoje. Entre eles, estão Miécio Caffé e Otávio, que ganharam projeção a partir da década de 50, e Henfil, cuja carreira foi repleta de personagens conhecidos, como Os Fradinhos e a ave Graúna.

A curadoria é do também cartunista e jornalista José Alberto Lovetro, o Jal. Já a cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida e haverá tótens de caricaturas de corpo inteiro e tamanho natural dos convocados pelo técnico Dunga para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.

Momentos históricos
Quem comparecer às unidades do CCBB fará um verdadeiro mergulho pela história do futebol, incluindo passagens inusitadas e doloridas do esporte. Há charges que interpretam, por exemplo, as piruetas do volante brasileiro Vampeta no Palácio do Planalto em Brasília, logo após a conquista da Copa do Mundo de 2002, ou a cabeçada do francês Zinedine Zidane no peito do italiano Marco Materazzi na Copa de 2006. A rivalidade entre Brasil e Argentina --personificada em Pelé e Maradona-- mereceu atenção de alguns artistas, bem como momentos que muitos brasileiros gostariam de ter esquecido, como o pênalti desperdiçado por Zico diante da França em 1986, ou os não convocados pelo técnico Dunga.


"CRAQUES DO CARTUM NA COPA"
Quando
: de 2 de junho a 18 de julho (São Paulo) e 8 de junho a 11 de julho (Rio de Janeiro)
Onde: CCBB São Paulo (rua Álvares Penteado, 112; terça a domingo, das 10h às 20h. Inf.: 0/xx/11/3113-3651/3113-3652) e CCBB Rio de Janeiro (rua Primeiro de Março, 66; terça a domingo, das 10h às 21h. Inf.: 0/xx/21/3808-2020)
Quanto:
Grátis