Topo

Artista plástica Beatriz Milhazes expõe gravuras em museu no Espírito Santo

Detalhe da xilogravura e serigrafia "Jamaica" (2006/2007), da carioca Beatriz Milhazes - Divulgação
Detalhe da xilogravura e serigrafia "Jamaica" (2006/2007), da carioca Beatriz Milhazes Imagem: Divulgação

Da Redação

01/06/2010 16h51

A artista plástica carioca Beatriz Milhazes inaugura nesta terça-feira (1º), às 19h, a exposição "Beatriz Milhazes: Gravuras" no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no centro de Vitória, no Espírito Santo. A entrada é gratuita e a mostra segue em cartaz até 29 de agosto.

A mostra reúne um conjunto de 17 gravuras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Os trabalhos foram produzidos entre 1997 e 2007, doados para a instituição pela artista e pela Durham Press, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde Milhazes participou de um programa de residência artística.

O curador da mostra, Ivo Mesquita, afirma que a colagem é uma técnica muito importante do trabalho da artista. "Milhazes tem como ponto de partida a colagem aplicada à superfície da tela, que é transformada por procedimentos diversos --pintura, decalque, justaposição, sobreposições. E a colagem não aparece como técnica eventual, e sim como estratégia que viabiliza a prática da pintura", disse Mesquita, no informativo oficial do evento.

Destaques
Uma das obras que ganharão exposição no Maes é "Jamaica" (2006/2007), na qual Milhazes misturou serigrafia para o fundo e xilogravura para fazer uma flor, que foi composta por dezenas de pequenos blocos agrupados, entintados e utilizados para impressão na prensa hidráulica da oficina, em Durham Press. Já a gravura experimental "Cabeça de Mulher", feita em 1996 em sua primeira visita a Durham Press, também poderá ser vista pelos capixabas. Trata-se de um grande medalhão de contas amarelo-limão e um arabesco azul sobre fundo composto por discos transparentes coloridos, entrelaçados com o perfil de uma trepadeira.

Atividades paralelas
Além da exposição, a programação prevê a realização de um ciclo de palestras no auditório do Maes e encontros reflexivos sobre a importância da produção de Milhazes para as artes visuais. Ambas as atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail kika.sabino93@gmail.com.

Em paralelo, também no Maes, será realizada a exposição "Dionísio Del Santo: Serigrafia", com nove serigrafias do artista capixaba, que foi professor de Milhazes e ensinou várias técnicas de gravura para a artista.


"BEATRIZ MILHAZES: GRAVURAS"
Quando
: de 2 de junho (abertura no dia 1º, às 19h) a 29 de agosto de 2010
Onde: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) - av. Jerônimo Monteiro, 631, Vitória-ES; de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Quanto: Grátis
Informações: www.secult.es.gov.br.