Poeta brasileiro Ferreira Gullar vence prêmio Camões
O poeta brasileiro Ferreira Gullar foi o vencedor da edição de 2010 do prêmio Camões, considerado o principal prêmio literário lusófono. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31) pela ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas.
O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio Vieira, que venceu o prêmio Camões no ano passado. Em 2008, o prêmio foi para João Ubaldo Ribeiro e, em 2007, para o português António Lobo Antunes. Além de Gullar e Ubaldo Ribeiro, conquistaram o Camões os brasileiros Lygia Fagundes Telles (2005), Rubem Fonseca (2003), Autran Dourado (2000), António Cândido (1998), Jorge Amado (1994), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990).
Criada em 1989 pelos governos brasileiro e português, a premiação reconhece o autor que tenha desenvolvido um conjunto de obra relevante em língua portuguesa.
O júri deste ano foi formado pelos acadêmicos Helena Buescu e José Carlos Seabra Pereira (Portugal); pelo poeta Luís Carlos Patraquim (Moçambique) e ainda pela acadêmica Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), o poeta António Carlos Secchim e a escritora Edla Van Steen (Brasil).
O valor do prêmio é de € 100 mil (cerca de R$ 222 mil). Ainda não foi marcada data para a entrega.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.