PUBLICIDADE
Topo

Arte de povos que habitaram Colômbia pré-hispânica é exibida em SP

Da Redação

27/05/2010 16h00

Com quase 300 objetos em ouro, cerâmica e outros materiais, a mostra "Ouros de Eldorado" exibe a partir deste sábado (29) na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, um recorte do que foi a arte colombiana no período pré-hispânico.

São 251 peças em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica e outros materiais que compõem a exposição, cuja intenção é mostrar a diversidade cultural e as técnicas metalúrgicas criadas pelos povos indígenas que viveram antes da colonização espanhola, por mais de 5 mil anos, na região que hoje é conhecida como Colômbia.

O nome da exposição remete ao mito de Eldorado, uma cidade supostamente localizada na porção norte da América do Sul que seria repleta de pedras preciosas e ouro.

"Ouros de Eldorado" se divide pelos seguintes temas: Gente Dourada, A Gente Dourado e os Animais Fantásticos, Animais Fantásticos, O Homem Animal, Abstração e Natureza, O Universo das Formas , A Metalurgia e as Sociedades Pré-Hispânicas, A Ourivesaria Pré-Hispânica da Colômbia, Martelamento, Fundição por Cera Perdida e Dourado por Oxidação.

A curadoria da mostra é de Efraín Sanchez, do Museo del Oro del Banco de la Republica, que fica em Bogotá, Colômbia.


"OUROS DE ELDORADO"
Quando:
de 29/5 a 22/8. De terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Abertura sábado (29) a partir das 11h
Onde: Pinacoteca do Estado (pça da Luz, 2. Tel.: 0/xx/11 3324-1000)
Quanto: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada para estudantes). Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos não pagam