Topo

"Homem Gravidade Zero" convida para uma travessia pelos mistérios do ser

Da Redação

26/05/2010 12h00

"O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração". Com esta frase do célebre escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do best-seller "O Pequeno Príncipe", e prefácio do navegador Amyr Klink, somos convidados a embarcar nas aventuras de "Homem Gravidade Zero".

O lançamento da Editora Jaboticaba é uma graphic novel filosófica que faz uso do formato das histórias em quadrinhos para transmitir sua visão de mundo.

Escrita por Leo Slezynger, filósofo e literato formado pela Universidade de Boston (co-autoria de Filippo Croso e desenhos de Kris Zullo), a trama se diferencia por não abordar somente temas cotidianos. Trata de um processo de descoberta e transformação vivido pelo protagonista Boj, um botânico sonhador que se mostra insatisfeito com a atual civilização.

Buscando mais do que aparências, Boj embrenha-se nas florestas do Peru, conhece um xamã e entra em outra dimensão espiritual. A narrativa é uma travessia pelos mistérios do ser, realidades paralelas e desperta perguntas: o que realmente houve com Boj?

Em "Homem Gravidade Zero", os desenhos de Kris Zullo, inspirados pelo quadrinista Hergé (criador do Tintin), dão um ritmo vertiginoso à narrativa e refletem sensações que permitem cativar não só os adolescentes, mas também o público adulto. Já as frases criadas pelos autores são dotadas de mistério e poesia. “A linha tênue entre a vida e a morte na qual se equilibrava se desfazia aos poucos sobre a boca faminta do abismo” é um exemplo.

Segundo Amyr Klink, Leo Slezynger é um grande contador de histórias e faz do ato de contar um prazer cúmplice de quem ouve.


"HOMEM GRAVIDADE ZERO"
Autor: Leo Slezynger (co-autoria de Filippo Croso)
Arte: Kris Zullo (desenhos e direção de arte) e Vanessa Reyes (cores)
Editora: Jaboticaba
Páginas: 136
Preço: R$ 39,90