Topo

Exposição "Vertigem", de osgemeos, vai até domingo em Brasília

Da Redação

12/05/2010 12h13

Termina no próximo domingo (16) a exposição "Vertigem", dos grafiteiros e artistas plásticos osgemeos, no Pavilhão de Vidro do Centro Cultural do Banco do Brasil, na capital federal. A mostra, que já passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, ganhou uma versão modificada para o público brasiliense.

A primeira novidade é que o Pavilhão de Vidro do CCBB foi todo pintado. Os artistas conceberam especialmente para a cidade um painel que leva o nome da exposição e que ocupa uma área de 5,5m x 20m, uma lateral inteira do Pavilhão. Do lado externo do prédio, pinturas em duas faces trazem os conhecidos personagens amarelados da dupla.

Além destas obras estão outras instalações, como "Farol", "Cabeças", "Músicos" e "Pássaro". Algumas são interativas, como a escultura "Luminescence", um cubo-cabeça, suspenso no ar, em que o visitante encaixa a cabeça e tem uma visão infinita das pessoas – o interior do cubo é coberto de espelhos e pequenas luzes.

OSGEMEOS INAUGURAM A MOSTRA "VERTIGEM" EM SP; VEJA VÍDEO

Biografia
Paulistanos de 1974, os gêmeos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na arte de rua em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. Em 1993, osgemeos começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional e também do circuito comercial, em países como Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos. Em 2007, osgemeos foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a fachada, às margens do Tâmisa, do prédio da Tate Modern de Londres. Em junho deste ano eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston.

 


"VERTIGEM"
Quando: até 16 de maio de 2010
Onde
: Pavilhão de Vidro do Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília (SCES, Trecho 2, lote 22, Brasília-DF; de terça a domingo, das 9h às 21h)
Quanto
: Grátis
Informações
: 0/xx/61/3310-7087