Topo

6ª Virada Cultural ocorre este fim de semana em SP com maior diversidade de atrações

Estação da Luz, local de onde partirá trem que homenageia Adoniran Barbosa, com viagens sucessivas ao som de grupo cantando músicas do compositor - Adriano Vizoni / Folha Imagem
Estação da Luz, local de onde partirá trem que homenageia Adoniran Barbosa, com viagens sucessivas ao som de grupo cantando músicas do compositor Imagem: Adriano Vizoni / Folha Imagem

Da Redação

12/05/2010 21h55

Às 18h deste sábado (15), os cubanos Barbarito Torres e Ignazio Mazcote, que pertenceram ao Buena Vista Social Club, dão início à Virada Cultural em São Paulo. Em seu sexto ano, o evento continua concentrado na região central da cidade e utiliza agora o maior orçamento de sua história: R$ 8 milhões. O de 2009 foi de R$ 5 milhões.

Se, no que diz respeito à música, muitos dos destaques deste ano já se apresentaram em edições anteriores -- como CPM 22, Arlindo Cruz, Arrigo Barnabé e Mallu Magalhães --, esta 6ª Virada Cultural traz mais atrações de naturezas mais variadas.

MAPA DAS ATRAÇÕES DA VIRADA NO CENTRO DE SÃO PAULO

Batalhas de sabres de luz -- referência ao universo de “Guerra nas Estrelas” -- , desfiles de cosplay e encenação de vampiros são os destaques do palco que foi chamado pela organização do evento de “dimensão nerd”, na praça Roosevelt . Já na galeria Prestes Maia, haverá espaço para quem gosta de tatuagem e apresentações "extremas", como a de suspensão corporal.

Um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará viagens sucessivas, saindo da estação da Luz com direção ao Brás, com apresentação de grupo que canta Adoniran Barbosa -- o homenageado de toda a edição da Virada --, fazendo referência ao seu “Trem das Onze”. Durante a viagem, serão projetadas imagens do compositor.

  • Divulgação

    Garotas cosplayers, fenômeno jovem que ganha palco especial nesta Virada, na praça Roosevelt

A gastronomia de rua também ganha espaço este ano no evento: estarão espalhadas pelo centro da cidade dez barracas de pastel de São Paulo, eleitas as melhores da capital em um concurso de 2009.

Já filmes de monstros como Godzilla e Lobisomem têm mostra especial em cinemas na região central, como Cine Dom José e o Cine Windsor. Para os amantes de carros antigos, uma grande exposição do gênero será organizada no parque Dom Pedro 2º, domingo pela manhã.

Palcos musicais

Quem curte rock deve se dirigir à avenida São João para ver a cantora Pitty, o grupo Titãs e as bandas The Grand Mothers Re-Invented, que tocou com Frank Zappa, e Big Brother and the Holding Co, que tocou com Janis Joplin.

As atrações internacionais da Virada incluem ainda o soul norte-americano de Booker T., cantor de soul norte-americano que integrou o Booker T. & the MG's nos anos 1970, e do grupo Temptations, também de soul, famoso na década de 60 com o hit "My Girl", entre outros.

No palco dedicado ao reggae, novidade este ano, se apresentam os artistas jamaicanos Clinton Fearon, Pablo Moses e Big Youth, veteranos da cena reggae, ska e dub. Os grupos Instituto e Záfrica Brasil fazem show juntos no mesmo palco das cantoras Céu, Zélia Duncan e da banda norte-americana Living Colour.

A praça da República recebe sambistas como Germano Mathias, que se apresenta com Dicró, Elza Soares, Leandro Sapucahy e Jair Rodrigues.

  • Divulgação

    O ícone do soul norte-americano Booker T. é destaque de palco no Boulevard São João

Pistas de dança na Sé, Santa Ifigênia e largo São Francisco recebem DJs como Mau Mau e Mauro Borges, veteranos da cena eletrônica da cidade. Já a avenida Cásper Líbero terá apresentações de bandas de rock independentes, entre elas Comma e Detetives.

Teatro, dança e performance

Na estação da Luz, dois palcos dividirão atrações de dança, como o Balé da Cidade de São Paulo e a Cia Cisne Negro, e de orquestra, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Já em diversas regiões do centro da cidade ocorre a Maratona de Rua, que terá, entre as atrações, uma instalação de formiga gigante, que a companhia espanhola Sarruga vai colocar no vale do Anhangabaú, e o futebol aéreo da companhia Acrobático Fratelli no viaduto do Chá.

A Virada dura 24 horas, começando às 18h de sábado para terminar às 18h do domingo. Para mais informações e programação completa, visite o site oficial do evento.