Entretenimento

Fotógrafos usam 'câmeras-embalagens' pinhole em mostra em SP

Maurício Nahas / Divulgação
Fotografia de Maurício Nahas feita a partir de câmera pinhole de caixa de bombons Imagem: Maurício Nahas / Divulgação

Da Redação

04/05/2010 13h30

Usando a técnica do pinhole, 24 fotógrafos registraram imagens para exposição que abre esta quarta-feira (5) em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. "O Olhar das Marcas" mostra o resultado da produção de fotógrafos como Bob Wolfenson e Daniel Klajimic ao utilizar uma pinhole -- ou 'câmera de orifício' -- feita com embalagens de produtos.

A pinhole (expressão que significa buraco de alfinete, em inglês) é uma técnica de fotografar que consiste em transformar qualquer objeto vedado de luz em uma câmera. Com um orifício em um lado e uma folha de material fotosensível no lado oposto é possível construir uma câmera pinhole.

Na mostra, que tem curadoria da agência de propaganda JWT, a partir de embalagens de produtos foram criadas as câmeras com as quais os fotógrafos trabalharam. Junto das fotos, a exposição exibe também as engenhosas máquinas.

"O Olhar das Marcas" fica em cartaz apenas até 20 de maio. Os fotógrafos que participam da mostra são: Andreas Heininger, Alê Catan, Alê Ermel, Bob Wolfenson, Daniel Klajimic, Fabio Bataglia, Felipe Hellmesiter, Gustavo Lacerda, Gustavo Zylberstain, Hilton Ribeiro, Jair Lanes, Jairo Goldfluss, Klaus Mitteldorf, Luis Crispino, Manolo Moran, Mario Daloia, Mauricio Nahas, Miro, Paulo Mancini, Paulo Vainer, Ricardo Barcellos, Rogerio Miranda, Valerio Trabanco e Willy Biondani.

 


"O OLHAR DAS MARCAS"
Quando:
de 5 a 20/5. De segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Onde: Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana. Tel.: 0/xx11 3512-6111 r.215)
Quanto: entrada gratuita

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo