Topo

14º Cultura Inglesa Festival apresenta 15 atrações gratuitas a partir de hoje em SP

Cena da peça "Paper Macbeth". Adaptação do clássico de Shakespeare é uma das atrações do 14º Cultura Inglesa Festival - Divulgação
Cena da peça "Paper Macbeth". Adaptação do clássico de Shakespeare é uma das atrações do 14º Cultura Inglesa Festival Imagem: Divulgação

Da Redação

04/05/2010 08h00

A partir desta terça-feira (4), a capital paulista recebe o 14º Cultura Inglesa Festival. O evento terá 15 atrações de artistas brasileiros, inspiradas em obras e artistas britânicos, nas áreas de teatro infantil e adulto, dança, artes visuais e cinema digital. As mostras têm entrada franca e o ingresso para as atrações --livro novo ou usado-- será doado para escolas públicas. No dia 23 de maio, a melhor atração por área ganhará troféu e prêmio de R$ 5 mil em evento para convidados.

Paralelamente, o festival promoverá palestras abertas ao público e workshops para iniciantes e profissionais (veja a programação completa no site do festival). Abaixo, seguem alguns destaques do evento:

Teatro adulto - Bonecos e teatro de sombras estão na peça "Paper Macbeth", adaptação para o teatro do clássico de William Shakespeare, que ganha encenação no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros. Dirigida por Sassá Moretti, a peça estreia em 6 de maio e apresenta uma montagem quase sem diálogos. Já "A Serpente do Jardim", de Alan Ayckbourn, narra o reencontro de duas irmãs após a morte do pai. Com direção e tradução de Alexandre Tenório, a peça da Visceral Companhia será apresentada a partir do dia 13 de maio.

Dança - A programação de dança inclui a obra "5 Trilhas", da Cia. Oito Nova Dança. Dirigida por Lu Favoreto, a peça inspirada na obra "Five Paths" estreia em 7 de maio. O espetáculo tem como referência o trabalho do escultor Richard Long, que passeava pela natureza coletando pedras, galhos e pedaços de madeira para transformá-los em matérias primas de suas esculturas ao ar livre. "Um Porco Sentado", atração calcada na obra do fotógrafo John Deakin que une dança e performance, será interpretada a partir do dia 14 de maio pelos bailarinos Roberto Alencar e Renata Aspesi. Em 21 de maio, as bailarinas Lua Tatit e Ana Dupas encenam "Branco", dança inspirada nas esculturas e objetos da artista britânica Rachel Whiteread.

Teatro infantil - Três peças infantis serão encenadas no auditório Cultura Inglesa-Higienópolis. Com direção de Lavínia Pannunzio, a Cia. Provisório-Definitivo apresenta, a partir do dia 8 de maio, "Pelos Ares". A atração conta a história de um menino que tem sua vida totalmente modificada quando recebe de uma fada o dom de voar. "Tic Tac", fábula da Cia. A Hora da História com estreia em 15 de maio, conta o que aconteceu quando o relógio do Parlamento Britânico atrasou cinco minutos. "A Revolução dos Bichos", espetáculo da Cia. Fractal baseado no famoso livro de George Orwell, será encenada a partir de 22 de maio. Dirigida por Luiz Valcazaras, a peça fala sobre animais que, liderados por um grupo de porcos, expulsam os seres humanos de uma fazenda, proclamando-a um Estado independente, onde todos os bichos são iguais.

Cinema digital - No dia 4 de maio, acontece a estreia dos três curtas-metragens do festival: "Tempestade" (César Cabral), "Ocos" (do grupo Gravadores, sob direção de Pedro Garrafa) e "Quinteto de Cordas" (Bruno Mello Castanho). O primeiro é um filme de stop-motion (animação com bonecos e cenários reais) idealizado a partir da canção "Eleanor Rigby", dos Beatles, e da obra do pintor William Turner. Revela a luta de um marujo solitário, num mar de fúria, para reencontrar sua amada. Já "Ocos" traz o cotidiano de cinco personagens, símbolo de uma humanidade vazia. Sem senso de coletividade, não sabem como agir, mesmo se acordados por instantes de lucidez. O trabalho é baseado no poema "The Hollow Man", de T.S. Eliot. Para finalizar, a terceira produção homenageia a música clássica. É livremente inspirada no romance "On Chesil Beach", de Ian McEwan, que mostra como uma experiência adolescente pode ter consequências para a vida toda. Os três curtas serão exibidos no mesmo local nos dias 10 e 17, às 19h, 20h e 21h.

Artes visuais - Na área das artes visuais, três exposições abrem o festival nas galerias do Centro Brasileiro Britânico (Espaço Cultural David Ford). A instalação "Phillip King, Tim Scott e William Tucker, de João Loureiro" (João Loureiro) tem como ponto de partida fotografias em preto e branco, reproduzidas em livros de arte. "Triunfo das Cores, Amor e Música sobre os Maldosos Azuis" (Carlos Nunes), outra instalação, é baseada nas músicas do desenho animado "Yellow Submarine", dos Beatles. Nela, cada faixa do disco ganha um desenho e bolas de gás flutuam ao sabor do ritmo de cada música, dentro de uma cúpula acrílica instalada sobre uma caixa acústica. Para completar, a mostra fotográfica "Estudos de Figuras Humanas/Tributo a Francis Bacon" (Edouard Fraipont) transpõe as propostas do grande pintor britânico para dez estudos de retratos. As mostras ficam em cartaz até 11 de junho.


14º CULTURA INGLESA FESTIVAL
Onde:
O Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo-SP. Inf.: 0/xx/11/3095-4466) abrigará as exposições (galerias), as sessões de cinema na cidade de São Paulo, os espetáculos de dança e palestra do escritor e roteirista Matt Costello (Sala Cultura Inglesa do CBB - Duke of York Auditorium). As peças de teatro adulto serão encenadas no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros (r. Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros. Inf.: 0/xx/11/3814-0100) e as peças infantis, no Auditório Cultura Inglesa-Higienópolis (av. Higienópolis, 449. Inf.: 0/xx/11/3826-4322). A palestra e os workshops do bailarino maranhense radicado em Londres Jean de Abreu e as oficinas da britânica Daisy Campbell, especialista no conceito de Teatro Transpessoal, serão no Espaço Cultura Inglesa-Vila Mariana (r. Madre Cabrini, 413. Inf.: 0/xx/11/5549-1722)
Quando: de 4 a 23 de maio de 2010
Quanto: grátis
Informações: veja a programação completa no site do festival.