Topo

Grafiteiro 'brinca com palavras' em muros de 15 países, incluindo o Brasil

ADRIANA TERRA<br>Da Redação

30/04/2010 17h55

"Quando você ler isso eu já não estarei mais aqui", "Deixando o melhor para o final" e "Sou apenas mais um tijolo no muro" são algumas das frases que o grafiteiro norte-americano Above pintou em paredes e estruturas de 15 países para o projeto intitulado "Playing with Words" (jogando ou brincando com palavras, em tradução livre).

Segundo ele, a ideia principal das frases, feitas geralmente em grandes dimensões, é "comentar algo que se refira a um local específico, a um país ou cidade".

Dessa forma, um muro da Guatemala recebeu a frase "Saindo de Guatemala entrando em Guatebuena", enquanto o teto de um prédio no Paraguai ganhou um "Boa vista" e, em São Paulo, em um muro ao lado de uma linha de trem foi pintado "Linha Quente".

Above diz ter começado o projeto, que durou seis meses, no Rio de Janeiro e ter acabado na Cidade do México. No site do artista é possível assistir também a vídeos que ele gravou em alguns países.

Grafiteiro há 15 anos, ele é também conhecido por seu trabalho com máscaras de estêncil e por suas instalações. A partir deste sábado (1º), o artista de 29 anos abre em São Francisco, nos EUA, sua primeira exposição ao lado de Blek le Rat, artista residente na França e ícone da arte em estêncil.

De acordo com informativo da galeria White Walls, onde eles expõem, Above passou os últimos oito anos se dedicando ao trabalho nas ruas, recusando nesse período qualquer mostra. Ele já visitou 45 países pintando ou fazendo instalações.

Para a exposição, chamada "Transitions", Above diz que há "muitas peças inéditas" e também painéis de madeira com as "brincadeiras com palavras" que marcam seu trabalho. A mostra fica em cartaz até 5 de junho.

Da Redação","publicationDate":"20100430175500"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2010/04/30/grafiteiro-brinca-com-palavras-em-muros-de-15-paises-incluindo-o-brasil.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="entretenimento/entretenimento.noticias.redacao">