Topo

Fotos de raios ganham exposição em Ribeirão Preto

Fotografia de MateusZF que integra mostra na Casa de Cultura, em Ribeirão Preto (SP) - Divulgação  / MateusZF
Fotografia de MateusZF que integra mostra na Casa de Cultura, em Ribeirão Preto (SP) Imagem: Divulgação / MateusZF

Da Redação

28/04/2010 16h20

Uma série de 32 imagens de raios reunidas em quatro anos de trabalho pelo fotógrafo Mateus Z. Ferreira --conhecido como MateusZF-- está em exposição até 9 de maio na Casa da Cultura, em Ribeirão Preto (SP). O trabalho integra uma mostra de artistas locais.

A mostra se chama "Luz dos Olhos de Deus". "Para tiras as fotos, me embrenhava no meio do mato e na beira das rodovias. Muitas pessoas achavam que os meus flashes eram radares de trânsito. Tive sorte de nenhum motorista ter vindo tirar satisfação comigo", diz o fotógrafo MateusZF.

Fotógrafo desde 2000, MateusZF conta que a tarefa de produzir as fotos é relativamente simples, mas muitas variáveis podem influenciar no resultado final. "Uso uma câmera digital e tripé com controle remoto, mas o trabalho depende muito das 'incidências luminosas', tanto do raio, como de veículos e luzes artificiais, como as de postes, por exemplo", conta. "O horário também interfere, se for de tardezinha ou de noite".

MateusZF também conta que, muitas vezes, as fotografias podem não dar certo por um mero detalhe. "A 'Lei de Murphy' acontece bastante, principalmente quando aciono o controle remoto para esfriar o equipamento e o raio cai naquele exato momento. Acaba sendo frustrante, mas até que tenho tido sorte".

"Eu me considero como aqueles caçadores americanos de tornados. A diferença é que corro atrás de raios", brinca.


"LUZ DOS OLHOS DE DEUS"
Quando: até 9/5. De terça a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados -- exceto segundas-feiras --, das 12h às 18h
Onde: Casa da Cultura (Morro do São Bento, s/nº, Ribeirão Preto-SP)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: 0/xx/16/3636-1206