Topo

Festival internacional promove apresentações de dança nas ruas de São Paulo

Da Redação

08/04/2010 13h37

  • Ursula Kaufman/Divulgação

    Performance "Evo", do artista alemão B.K. Cie.

A quinta edição do evento "Visões Urbanas - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas" acontece entre os dias 8 e 17 de abril de 2010 em diferentes lugares da cidade de São Paulo (Pátio do Colégio, Caixa Cultural Sé, Parque Buenos Aires e Instituto Goethe). Serão apresentações, workshops, mostra de videodança no Instituto Goethe e também uma exposição fotográfica --todas atividades gratuitas. 

Ao todo, participam do festival 51 bailarinos de seis países, entre eles Alemanha, Bélgica e Uruguai, que se dividem em 13 apresentações, durante quatro dias (a partir de 14 de abril, em frente ao Pátio do Colégio). Os espetáculos mantêm os critérios de formatação das edições anteriores – devem ser criados e apresentados ao ar livre - e funcionam como vitrine para refletir a arte exposta ao redor do mundo. Entre os destaques da programação está a performance "Evo", do alemão B.K. Cie.; "Inside-Time/Outside-Space", da belga Irene K.; e "Beau de L’air", da artista mineira Ana Lana Gastelois, que manipula esculturas aéreas coloridas (com até 4m de comprimento) enquanto dança.

Histórico

Organizado anualmente desde 2006 em São Paulo por Mirtes Calheiros e Éderson Lopes, da Cia. Artesãos do Corpo, o "Visões Urbanas" faz parte da rede internacional CQD - Cidades que Dançam. Ela reúne eventos de mais de 25 cidades de 14 países da América Latina e Europa, onde são realizados 32 festivais, que integram a dança à paisagem urbana.

O movimento surgiu em Barcelona em 1992. No Brasil, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo estão entre as cidades pertencentes à rede.

O palco escolhido para as apresentações na capital paulista é o entorno do Pátio do Colégio, ponto de grande circulação de pessoas na região central, com o objetivo de fortalecer os laços do cidadão com a cidade e seus lugares históricos e simbólicos. O evento usa o cenário histórico para intervenções artísticas na paisagem urbana, incentivando a criação de outros significados para esses espaços públicos. Como consequência, temos a revalorização do patrimônio histórico e da cidadania.

O evento também tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural (PAC) / ProAC 2009 (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura).


"5º VISÕES URBANAS - FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM PAISAGENS URBANAS"
Quando: de 8 a 17 de abril de 2010
Onde: em frente ao Pátio do Colégio (praça Pateo do Colégio, 2), na Caixa Cultural Sé (praça da Sé, 111, Centro; inf.: 0/xx/11/3321-4400), no Parque Buenos Aires (avenida Angélica, Higienópolis) e no Instituto Goethe (rua Lisboa, 974; inf.: 0/xx/11/3296-7000)
Quanto:
Grátis.
Informações: A programação completa está disponível no blog do festival e no site da Cia. Artesãos do Corpo. Mais informações no telefone 0/xx/11/3667-5581.