Seminário e exposição homenageiam poetisa Lupe Cotrim em São Paulo
Da Redação
-
Djalma L. Batista/Fundo Lupe Cotrim Garaude, Arquivo IEB
A poetisa brasileira Lupe Cotrim Garaude (1933-1970)
- SITE DO IEB
Um seminário e uma exposição promovidos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB) homenagearão, a partir desta terça-feira (23), a poetisa brasileira Lupe Cotrim Garaude (1933-1970), no ano em que se lembra o aniversário de 40 anos da morte da autora paulista.
O seminário abordará o legado literário de Lupe, materializado em seus sete livros de poesia lírica. Contará com a participação de professores e escritores como Telê Ancona Lopez, Carlos Felipe Moisés, Renata Pallottini, Fábio Lucas, e também do crítico Manuel da Costa Pinto. O encontro lembrará ainda a intelectual e professora de Estética nos primeiros anos da atual Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), com depoimentos de artistas e docentes que foram seus alunos, como Ismail Xavier,Djalma Limongi Batista, José Possi Neto ou Luis Milanesi. Os debates serão encerrados pelo filósofo José Arthur Giannotti, professor emérito da USP.
Após o encontro haverá recital com uma amostragem das canções compostas por Almeida Prado sobre alguns dos poemas de "Cânticos da Terra", quarto livro de Lupe Cotrim.
Mostra
A exposição "Ser Poeta: Lupe Cotrim, 40 Anos Depois" reunirá documentos do acervo da escritora no IEB - manuscritos de poemas, contos, ensaios e uma peça de teatro, fotografias, textos de recepção crítica à sua obra, documentos da correspondência com escritores, especialmente com Carlos Drummond de Andrade, com o qual trocou por vários anos correspondências. A mostra incluirá três retratos da poeta, um deles desenhado por Darcy Penteado.
::"SEMINÁRIO LUPE COTRIM GARAUDE IEB"
Quando: 23 de março de 2010
Onde: Avenida Prof. Mello Morais (travessa 8), nº 140, Cidade Universitária, São Paulo-SP. Veja a programação:
9h30: Abertura pelas Professoras Ana Lanna e Marta Amoroso
- “Lupe Cotrim, uma apresentação”: Leila V.B. Gouvêa
10h: Debates [Mesa 1]:
- “A professora-poeta”
- Memórias de alunos da ECA: Ismail Xavier, Djalma Batista, Luís Milanesi, José Possi Neto (moderação: Prof. Paulo Iumatti)
14h: Debates [Mesa 2]:
- “Uma intelectual na travessia dos anos 60”
- Telê Ancona Lopez: “Uma certa leitora”; Fábio Lucas: “Lupe Cotrim e a beleza frágil”; Ana Maria Fadul: “Uma poeta na Maria Antônia”; Eduardo Peñuela Canizal, “Vagas lembranças de uma mulher singular” (moderação: Profa. Ana Paula Simioni)
16h: Debates [Mesa 3]:
- “A poesia lírica de Lupe Cotrim”
- César Leal: “Um cristal puro”; Renata Pallottini: “Lupe: Os grandes poetas não morrem”; Carlos Felipe Moisés: “Lupe Cotrim, ‘entre a flor e o tempo’”; Manuel da Costa Pinto: “Visão da palavra - A lírica de Lupe Cotrim” (moderação: Prof. Marcos Antonio de Moraes)
18h: Encerramento pelo Prof. José Arthur Giannotti
18h30: Recital com a pré-estreia de canções do compositor Almeida Prado sobre poemas do livro "Cânticos da Terra", de Lupe Cotrim - amostragem do ciclo especialmente composto para os eventos no IEB, em homenagem à poeta. Intérpretes: Pedro Ometto (barítono), Eduardo Tagliatti (piano).
19h: Abertura da exposição “Ser Poeta: Lupe Cotrim, 40 Anos Depois”
Quanto: Grátis
Informações: página do IEB (www.ieb.usp.br), e-mail difusieb@usp.br e telefone 0/xx/11/3091-1149
:: EXPOSIÇÃO "SER POETA: LUPE COTRIM, 40 ANOS DEPOIS"
Quando: 24 de março a 2 de julho de 2010
Onde: Avenida Prof. Mello Morais (travessa 8), nº 140, Cidade Universitária, São Paulo-SP; de segunda a sexta, das 9h às 18h
Quanto: Grátis
Informações: página do IEB (www.ieb.usp.br), e-mail difusieb@usp.br e telefone 0/xx/11/3091-1149