Festival de Curitiba começa testando a paciência de convidados; ministro promete investimentos

ROBERTO MORENO

Enviado especial a Curitiba*

  • Divulgação

    Cena da peça teatral "Till, a Saga de um Herói Torto", da companhia mineira Grupo Galpão, que abriu a programação da 19ª edição do Festival de Teatro de Curitiba

    Cena da peça teatral "Till, a Saga de um Herói Torto", da companhia mineira Grupo Galpão, que abriu a programação da 19ª edição do Festival de Teatro de Curitiba

Com quase duas horas de atraso, foi aberto nesta terça-feira (16) o 19° Festival de Teatro de Curitiba. Prevista para as 19h, a cerimônia atrasou por um "detalhe técnico", segundo um funcionário da organização. Cerca de mil convidados aguardaram pacientemente na entrada do teatro Ópera de Arame, sob um frio repentino de 15°C. Até mesmo gente da cidade sofreu com o vento gelado, usando camisas de mangas curtas ou vestidos de verão. Durante a tarde, a temperatura em Curitiba era de 28°C.

Por volta das 20h30, com o público já protegido do frio no interior do teatro, foi revelado que o "detalhe técnico" era o atraso do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Os discursos começaram enquanto o ministro ainda entrava na Ópera de Arame.

Em sua fala, Ferreira lembrou o desalinhamento do Ministério com o meio teatral e prometeu novos tempos, com parcerias através da Funarte, e dinheiro - parte da verba de R$ 820 milhões do Fundo Nacional de Cultura para 2010 deve ser direcionada a uma frente setorial de artes cênicas para financiamento direto de espetáculos. O ministro ainda comparou a importância do Festival de Curitiba para o teatro com a do Festival de Gramado para o cinema.

Estreia de fato
Encerrada a parte burocrática do evento, o grupo Galpão, de Belo Horizonte, apresentou o primeiro espetáculo desta edição do Festival, "Till, a Saga de Um Herói Torto".

A programação continua nesta quarta, com 80 espetáculos a partir das 10h. Serão peças selecionadas pela curadoria do evento e da mostra Fringe, definida como uma "vitrine para a diversidade e descobertas". Os ingressos custam R$ 45, sendo que há espetáculos gratuitos na mostra Fringe. O Festival de Curitiba segue até dia 28/3.

O programa completo com horários, locais das apresentações e preços pode ser verificadas no site oficial do evento: www.festivaldecuritiba.com.br.

*O jornalista viajou a convite do festival.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos