Apresentações de rua despertam interesse em quem ignora o Festival de Teatro de Curitiba

ROBERTO MORENO

Enviado especial a Curitiba*

Cartazes do Festival estão por todos os lados, do aeroporto aos micro-ônibus de Curitiba. Artistas com pernas-de-pau desfilam com faixas pelo calçadão da rua XV de Novembro "fixando a marca" do megaevento e oferecendo 400 opções de espetáculos em 2.000 apresentações a um público de iniciados. Já a população à margem dos cadernos de cultura não olha os cartazes, ignora o investimento de R$ 3,2 milhões e só fica sabendo do Festival quando tropeça nele.

Carlos Alberto Gonçalves, pintor de paredes, não sabia da existência de um festival de teatro em Curitiba. Aos 34 anos, nunca havia assistido a uma peça, até que parou na tarde desta quarta-feira para ver o que estava acontecendo na Praça General Osório. Um grupo de jovens operários armava um andaime e espalhava ferramentas e baldes sob um relógio público. Era a Companhia dos Inventivos, de São Paulo, se preparando para apresentar a peça "Canteiro".

Curioso e "achando importante" conhecer um pouco de teatro, Carlos esperou e assistiu até o fim. Na peça, operários de uma obra usam o intervalo do almoço para costurar críticas sociais na forma de histórias sobre heróis negros e pobres. O tema, a linguagem popular, o humor e a música prenderam a atenção de algumas dezenas de pessoas sentadas na rua, a maior parte formada por gente que saía do trabalho e chegaria uma hora mais tarde em casa.

Ao lado de colegas pintores, Carlos ficou o tempo todo de pé, atento aos diálogos e expressões dos atores e, sem conhecer o clichê "odeio teatro interativo", aceitou participar de uma cena, chegando a improvisar versos numa música.

No final, parecendo atônito, o espectador estreante foi além do gostar ou não gostar: "Olha, se pudesse entrar nesse negócio aí, eu ia, viu?", e invadiu o "palco" para cumprimentar e conversar com o elenco.

Leve o mapa

Uma das melhores pedidas durante os 12 dias de festival é andar pelo centro da cidade e escolher um espetáculo aleatoriamente. Mas é preciso consultar a programação para saber onde estão os teatros, já que, ao contrário da ampla divulgação do Festival, os pontos de apresentações são pouco sinalizados. A área entre a Praça Tiradentes e o Passeio Público concentra mais de 20 palcos, mas numa caminhada por volta das 13h não foi possível adivinhar onde as apresentações aconteciam. O ideal é usar o mapa que faz parte do programa do evento, distribuído nos locais de apresentações e no Memorial de Curitiba, Largo da Ordem, s/nº, Centro.

O programa completo com horários, locais das apresentações e preços pode ser verificadas no site oficial do evento: www.festivaldecuritiba.com.br.

 


"CANTEIRO" - Cia dos Inventivos
Elenco:
Edgar Castro, Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira e Maria Teixeira.
Quando:
Dia 18 às 10h e dia 19 às 15h
Onde: Praça General Osório, Centro
Quanto:
Entrada franca


*O jornalista viajou a convite do festival.

UOL Cursos Online

Todos os cursos