Vaquinhas da "CowParade" chegam a São Paulo nesta sexta

Da Redação

A partir desta sexta-feira (22) e até 21 de março, São Paulo recebe a "CowParade 2010", versão brasileira do projeto internacional que expõe réplicas de vacas feitas de fibra de vidro pela cidade.

O rebanho, que sofreu intervenções de artistas plásticos, designers, grafiteiros, arquitetos e paisagistas, poderá ser visto em estações do metrô, rodoviárias, museus, shoppings, parques e praças.

VEJA ONDE ENCONTRAR VACAS DA "COWPARADE 2010"


* Ao longo da CowParade, novas vacas podem ser incluídas no projeto.

  • Reinaldo Canato/UOL

    São necessários 50kg de fibra de vidro para produzir cada vaca

Criatividade
Os "nomes de batismo" das vaquinhas são uma atração a parte este ano. Com trocadilhos bem evidentes, muitos refletem bem os propósitos de seus idealizadores de chamar atenção para problemas e belezas da cidade, homenagear figuras pop e discutir assuntos atuais de uma das maiores metrópoles do mundo. "Cowgestionamento", por exemplo, atenta para o calvário que é nosso trânsito; "Cowçada", "Vaca de Sampa" e "Pujança" homenageiam a cidade; "Vaca Tattoo", "Do Pasto à Passarela" lembram as diferentes tribos; "Cicowvia", "100% Brasileira", "Vá Carbono", "Cow Seletiva" falam de sustentabilidade e "Cowby" e "Micowjackson" remetem, respectivamente, aos cantores Cauby Peixoto e Michael Jackson.

História
A "CowParade" começou em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca para provocar o riso. A ideia tornou-se exposição que, desde então, já passou por 58 cidades no mundo todo. São Paulo foi a primeira cidade da América do Sul a receber a mostra, que passou pela capital paulista há quatro anos, além de Curitiba e Belo Horizonte (ambas em 2006) e Rio de Janeiro (2007).

UOL Cursos Online

Todos os cursos