Nizan Guanaes diz que Salvador virou "favelão" e ataca Bell, do Chiclete com Banana

MAURÍCIO STYCER
Crítico do UOL

*Atualizado às 17h16

O publicitário Nizan Guanaes surpreendeu seus 15 mil leitores no Twitter com uma onda de ataques a Salvador e ao grupo de axé Chiclete com Banana, "um ícone", na sua visão, da decadência da cidade.

Nizan publicou entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça, três dezenas de comentários, falando mal da capital baiana. "Salvador não tem praia pro turista, não tem hotel. E a orla é um favelão", escreveu o publicitário baiano.

Irmão de Bell responde às críticas de Nizan

...deixo esse provérbio para alguém: "Os cães ladram e a caravana passa", Wado

Wadinho Marques, irmão de Bell, via Twitter
Ao mesmo tempo, Nizan fez elogios ao Rio de Janeiro ("é a bola da vez") e a Florianópolis ("está desposicionando Salvador"). De passagem, em seus ataques à capital da Bahia, também falou mal de São Paulo - "São Paulo está sem posicionamento E Salvador já era".

Não por coincidência essas quatro cidades serão as únicas a receber, em fevereiro, shows da cantora americana Beyoncé no Brasil. A turnê é promovida pela Mondo Entretenimento, empresa do grupo ABC, presidido por Nizan.

O mais surpreendente dos ataques de Nizan foi a fúria que dedicou ao Chiclete com Banana e a seu líder, o cantor Bell Marques. "Salvador está como Bel [sic] do chiclete: careca e fingindo que tem trança", escreveu. "A Ivete [Sangalo] é verdade, Bel o crooner careca é uma mentira", atacou. E ainda disse: "Fala pro Bel tirar a bandana. O cara é um careca enrustido".

Diante dos protestos de inúmeros leitores no Twitter, Nizan reagiu: "A gente tem que encarar nossos problemas. Salvador está perdendo espaço. E você não precisa me ler. É só parar de me seguir".

Famoso pela defesa que sempre fez da Bahia e da cultura baiana, o publicitário se viu obrigado a explicar: "Eu estou tentando fazer que Salvador discuta sua inércia". Ouviu muitos desaforos ao longo da noite. "O Nizan tá louco", escreveu um leitor. Mas não ouviu calado: "Me respeite", respondeu, com sotaque baiano.

Em tempo: leitores lembram que Nizan é autor de um axé em louvação à Bahia, intitulado "We Are the World of Carnaval", gravado pela primeira vez em 1991, por Ricardo Chaves, e consagrado na versão de Netinho, de 1996. A canção diz que "o baiano é um povo a mais de mil/ Ele tem Deus no seu coração / E o Diabo no quadril". E o seu refrão, em inglês, apregoa: "We are Carnaval/ We are, we are folia/ We are, we are the world of Carnaval / We are Bahia".

Outro lado
O cantor Bell Marques, líder da banda Chiclete com Banana, viajou no último domingo para St. Barths, no Caribe, de férias com a família. A reportagem do UOL tentou entrar em contato com o empresário da banda, Fausto Franco, mas não conseguiu localizá-lo.

No Twitter oficial do Chiclete com Banana, o tecladista Wadinho Marques, irmão de Bell, fez dois comentários alusivos às críticas do publicitário Nizan Guanaes. Na primeira, ainda na noite de segunda-feira, escreveu: "Boa noite galera pop do twitter. Vamos ao sono... E deixo esse provérbio para alguém: 'OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA' Wado"

Na manhã desta terça-feira, Wadinho voltou ao Twitter para informar que o grupo não pretende polemizar com Nizan. Diante de manifestações de solidariedade de uma fã, que escreveu "Continue sendo esse sucesso gigantesco que atravessa décadas. Inveja é assim mesmo! E pessoas do mal devem ser ignoradas !", o tecladista anotou: "A ideia é essa. Ignorar."

UOL Cursos Online

Todos os cursos