Topo

Jornais espanhóis dizem que Juan Carlos I pode estar na República Dominicana

04/08/2020 13h10

Madri, 4 ago (EFE).- O destino do rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, pode ser a República Dominicana, onde estaria desde o último domingo, conforme os jornais "ABC" e "La Vanguardia", ambos do país ibérico, publicaram nesta terça-feira.

Antigo monarca, de 83 anos, escreveu ao rei Felipe VI manifestando a decisão de viver fora da Espanha após a divulgação, nas últimas semanas, de supostos negócios escusos em que estaria envolvido na Suíça, que ameaçavam prejudicar a imagem da monarquia espanhola.

Ontem, alguns veículos de imprensa portugueses publicaram informações de que Juan Carlos I estava se mudando para Estoril, cidade litorânea onde passou a infância, quando os pais estavam exilados. A informação, no entanto, foi negada à Agência Efe por fontes oficiais.

Segundo o "ABC" e o "La Vanguardia", Juan Carlos I viajou no fim de semana para a loclidade de Sanxenxo, no noroeste espanhol, onde tem amigos de confiança, e dali cruzou a fronteira até a cidade do Porto, de onde embarcou em um avião com direção a Santo Domingo.

As duas publicações veicularam que o antigo chefe de Estado da Espanha estaria em um complexo hoteleiro, chamado Casa de Campo, localizado na cidade costeira de La Romana, a cerca de 100 quilômetros da capital da República Dominicana.

As instalações seriam de propriedade de José Fanjul, empresário de origem cubana, que é amigo do rei emérito.

O anúncio da mudança para fora da Espanha culmina um período de deterioração da imagem do monarca emérito.

O debate sobre a inviolabilidade do chefe de Estado espanhol foi retomado no mês passado devido a novas informações sobre o suposto dinheiro escondido que o rei emérito teria na Suíça e a doação que ele fez de 65 milhões de euros à empresária alemã Corinna Larsen - apontada por alguns veículos de imprensa como sua amante - fora do controle fiscal espanhol. EFE

cpg/bg