Topo

Premiado compositor e maestro italiano Ennio Morricone morre aos 91 anos

06/07/2020 13h30

Roma, 6 jul (EFE).- O compositor italiano Ennio Morricone morreu nesta segunda-feira, aos 91 anos, em uma clínica em Roma devido às complicações de uma queda sofrida nos últimos dias.

Morricone, nascido na capital italiana, em 1928, faleceu na clínica Campus Biomedico, onde deu entrada há alguns dias após fraturar o fêmur por conta de uma queda.

O premiado maestro, famoso por suas composições para filmes como a "Trilogia dos Dólares", de Sergio Leone, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias de Artes de 2020, juntamente com outro grande compositor, o americano John Williams.

Um de seus quatro filhos, Marco Morricone, explicou à Agência Efe que o funeral será "estritamente privado".

Em um comunicado divulgado aos meios de comunicação, a família disse que pretende respeitar "o sentimento de humildade que sempre inspirou os atos de sua existência".

O músico "preservou até o último momento uma lucidez total e uma grande dignidade" e pôde se despedir de sua esposa Maria, que o acompanhava o tempo todo.

Morricone assinou algumas das trilhas sonoras mais memoráveis da história do cinema.

Ele criou canções inesquecíveis para o cineasta italiano Sergio Leone, um dos principais nomes do gênero western, como a "Trilogia dos Dólares", estrelada por Clint Eastwood: "Por Um Punhado de Dólares" (1964), "Por uns Dólares a Mais" (1965) e "Três Homens em Conflito" (1966).

Entre suas centenas de criações, destacam-se para o filme incluem a que ele fez para "Cinema Paradiso" (1988) de seu amigo Giuseppe Tornatore, "A missão" (1986) e "1900" (1976), de Bernardo Bertolucci.

Em 2006, Morricone coroou sua maravilhosa carreira com o Oscar Honorário.

E uma década depois, em 2016, ele conquistou novamente o Oscar, desta vez com a trilha sonora para o filme "Os Oito Odiados" (2015), de Quentin Tarantino, um trabalho que lhe valeria outras premiações, como o Globo de Ouro e o Bafta da Academia Britânica. EFE

gsm/phg