PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento


Arquivo da Efe recebe Menção Honrosa nos Prêmios Rei de Espanha

14/02/2020 19h50

Madri, 14 fev (EFE).- O arquivo da Agência Efe recebeu nesta sexta-feira a Menção Honrosa dos Prêmios Internacionais Rei da Espanha de Jornalismo, entregue este ano por ocasião do 80º aniversário da agência de notícias espanhola.

O júri, que concedeu a distinção por unanimidade, valorizou a importância do arquivo por concentrar o trabalho de milhares de profissionais da agência em todo o mundo durante essas oito décadas.

"É a história da Efe e a história da Espanha e do mundo, preservada com cuidado pelos diretores da agência e por todos os presidentes da agência", destacaram os jurados.

O arquivo da Efe, localizado na sede da empresa em Madri, contém 20 milhões de fotografias, 12 milhões delas digitalizadas, além de 24 milhões de notícias e documentos e 300 mil vídeos documentados e digitalizados.

Os eventos mais importantes com os seus protagonistas dos últimos 120 anos estão armazenados nesse arquivo em diferentes formatos, o que constitui um conjunto documental de valor histórico. "Uma herança cultural informativa única", elogiou o júri.

A fotografia mais antiga do arquivo gráfico histórico é um retrato da rainha Isabel II da Espanha aos 27 anos de idade, datada de 1857.

Para o diretor de Documentação da agência, Luis de León, a Menção Honrosa é "uma grande satisfação, pois significa o reconhecimento a um departamento que é sempre uma espécie de quarto depósito", utilizado por toda a agência e seus clientes. Segundo ele, os arquivos da Efe são de vital importância, o que aumentou nestes novos tempos digitais.

O arquivo da Efe foi consolidado como um banco de dados, imagens e vídeos de referência e é comercializado. A Biblioteca de Fotos ganha 3,5 mil novas imagens todos os dias, e ao banco de dados são acrescentados 700 documentos escritos, incluindo todos os serviços da Efe, além de 100 vídeos por dia.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo do Rei de Espanha, que celebram a sua 37ª edição este ano, são organizados pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que faz parte do Ministério de Relações Exteriores.

O objetivo da honraria é reconhecer o trabalho informativo dos profissionais do jornalismo em língua espanhola e portuguesa dos Estados que integram a comunidade latino-americana.

Entretenimento