Topo

Fundador do "Monty Python", Terry Jones morre aos 77 anos

22/01/2020 15h28

Londres, 22 jan (EFE).- Terry Jones, um dos fundadores do grupo britânico de humor "Monty Python", morreu aos 77 anos, "após uma longa batalha contra a demência", disse sua família nesta quarta-feira.

O ator e comediante dirigiu algumas das obras mais lembradas da formação emblemática, incluindo o aclamado "A Vida de Brian" e apareceu na série de televisão "Monty Python's Flying Circus", onde interpretou vários personagens.

Em 2016, foi anunciado que Jones, também lembrado por suas encarnações de uma drag queen, sofria de demência.

"Estamos profundamente tristes por ter que anunciar a morte de nosso querido marido e pai", confirmou sua família hoje, em comunicado.

O comediante morreu ontem à tarde "com sua esposa Anna Soderstrom ao seu lado, após uma longa e extremamente corajosa batalha, na qual ele estava sempre de bom humor, com uma forma rara de demência, chamada FTD", completou a nota.

Seus familiares enfatizam que sua "obra com o Monty Python, seus livros, filmes, programas de televisão, poemas e outros projetos viverão para sempre".

Jones dirigiu o filme "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" em 1975, juntamente com Terry Gilliam, assim como o já mencionado "A Vida de Brian", em 1979, considerada a comédia clássica mais engraçada, de acordo com o resultado de uma pesquisa publicada pela revista "Total Film".

O comediante, que teve dois filhos com sua primeira esposa, Alison Telfer, e um terceiro com sua segunda esposa, Anna Soderstrom, também dirigiu "O Sentido da Vida", em 1983, o último filme que o grupo de comédia atuou em conjunto.