Topo

Joan Margarit, poeta bilíngue em espanhol e catalão, vence Prêmio Cervantes

14/11/2019 13h53

Madri, 14 nov (EFE).- O poeta catalão Joan Margarit conquistou nesta quinta-feira o Prêmio Cervantes 2019 pela sua obra bilíngue, tanto em catalão quanto em espanhol, pela sua linguagem inovadora e pela pluralidade cultural que representa.

"A obra poética de Margarit, de profunda transcendência e linguagem lúcida sempre inovadora, enriqueceu tanto a língua espanhola quanto a catalã, e representa a pluralidade da cultura peninsular numa dimensão universal de grande domínio", argumentou o júri do maior prêmio de letras em espanhol, que entrega um total de 125 mil euros.

O ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, José Guirao, anunciou em entrevista coletiva o veredito do júri, do qual fez parte a poetisa uruguaia Ida Vitale, vencedora do Cervantes no ano passado.

"Um grande poeta em espanhol e catalão, cuja extraordinária qualidade poética ninguém pode questionar", disse o ministro sobre Margarit, que também é arquiteto.

O poeta já recebeu o Prêmio Nacional da Crítica da Espanha, em 1984 e 2008, a Rosalía de Castro, em 2008, e a Nacional de Poesia 2008, do Ministério da Cultura pela obra "Casa de Misericórdia". Em 2013, foi agraciado no México com o Prêmio Víctor Sandoval Poetas do Mundo Latino pela obra completa, juntamente com o poeta mexicano José Emilio Pacheco, além do Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda.

Desde a sua criação, em 1975, o Prêmio Cervantes é anunciado no fim do ano e entregue no dia 23 de abril, dia da morte de Miguel de Cervantes, numa cerimônia no auditório da Universidade de Alcalá de Henares, em Madri, pelo Rei de Espanha. EFE