Topo

Joan Margarit, poeta bilíngue em espanhol e catalão, vence Prêmio Cervantes

14/11/2019 13h53

Madri, 14 nov (EFE).- O poeta catalão Joan Margarit conquistou nesta quinta-feira o Prêmio Cervantes 2019 pela sua obra bilíngue, tanto em catalão quanto em espanhol, pela sua linguagem inovadora e pela pluralidade cultural que representa.

"A obra poética de Margarit, de profunda transcendência e linguagem lúcida sempre inovadora, enriqueceu tanto a língua espanhola quanto a catalã, e representa a pluralidade da cultura peninsular numa dimensão universal de grande domínio", argumentou o júri do maior prêmio de letras em espanhol, que entrega um total de 125 mil euros.

Relacionadas

O ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, José Guirao, anunciou em entrevista coletiva o veredito do júri, do qual fez parte a poetisa uruguaia Ida Vitale, vencedora do Cervantes no ano passado.

"Um grande poeta em espanhol e catalão, cuja extraordinária qualidade poética ninguém pode questionar", disse o ministro sobre Margarit, que também é arquiteto.

O poeta já recebeu o Prêmio Nacional da Crítica da Espanha, em 1984 e 2008, a Rosalía de Castro, em 2008, e a Nacional de Poesia 2008, do Ministério da Cultura pela obra "Casa de Misericórdia". Em 2013, foi agraciado no México com o Prêmio Víctor Sandoval Poetas do Mundo Latino pela obra completa, juntamente com o poeta mexicano José Emilio Pacheco, além do Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda.

Desde a sua criação, em 1975, o Prêmio Cervantes é anunciado no fim do ano e entregue no dia 23 de abril, dia da morte de Miguel de Cervantes, numa cerimônia no auditório da Universidade de Alcalá de Henares, em Madri, pelo Rei de Espanha. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joan Margarit, poeta bilíngue em espanhol e catalão, vence Prêmio Cervantes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade