Simon Baker, de O Mentalista, cita Messi para falar de instinto, sorte e sucesso

Há mais de 20 anos na indústria do cinema, o ator Simon Baker é um dos rostos mais reconhecidos do mundo, um fato que o transforma, segundo ele próprio, em um "sujeito afortunado que segue seu instinto" para estar no momento e no lugar oportuno para avançar na vida.
Conhecido protagonizar a série The Mentalist, o australiano concedeu entrevista à Agência Efe neste domingo e afirmou que, para ele, o timing é um conceito ligado à sorte. Ainda assim, para se aproveitar da combinação entre momento e oportunidade, Baker diz ser necessário levar uma vida com otimismo, não deixando a mente ser tomada por pensamentos negativos.
Depois de uma longa trajetória no cinema, Baker estreou em 2017 como diretor com o longa-metragem Breath, baseado no romance de mesmo nome de Tim Winton. O livro narra a adolescência de dois jovens na Austrália através da paixão pelo surf, esporte praticado pelo ator.
"Nunca fui um atleta campeão. Fui habilidoso, mas nunca para atingir o nível de vencedor, o topo. Nunca tive esse compromisso ou determinação", disse Baker, revelando, porém, uma recente obsessão: a psicologia esportiva.
Para Baker, há similaridades entre ser atleta e ator, em especial no quesito naturalidade. "Os campeões colocam toda sua concentração, determinação e detalhismo no que estão fazendo naquele momento. Eles só tem que confiar na suas habilidades, nos seus instintos", comparou.
Como exemplo, o ator, que assistiu na última terça-feira a vitória do Barcelona sobre a Inter de Milão, por 2 a 1, pela Liga dos Campeões, citou o astro argentino Lionel Messi.
"Quando Messi está cercado por quatro defensores e consegue concluir a jogada, ele não está pensando na técnica, mas em seguir sua própria natureza", disse Baker.
Para o protagonista de The Mentalist, quando uma pessoa consegue descobrir esse potencial interno, percebe que a "mente humana é incrível". Por isso, Baker tem buscado se cercar de um grupo de pessoas assim, que transmitem a ele a "energia suficiente" para nutrir seu processo criativo como profissional.
Baker também acompanhou em Barcelona a Copa de Nações de saltos, organizada pela Federação Equestre Internacional (FEI), como "embaixador da elegância" da fabricante de relógios Longines, título que carrega desde 2012. A empresa é responsável pela cronometragem do evento.
"Para mim, ser elegante é ser autêntico e estar cômodo em sua própria pele. Às vezes, a elegância pode se manifestar em sua forma de ser. Em outras, pode ser uma questão estética também", disse o ator.
Surfista na juventude, Baker também revelou que gostaria de ter cavalos, mas falta tempo e um espaço onde colocá-los na Austrália. Além disso, a relação com o animal nem sempre foi fácil.
Em algumas ocasiões como ator, Baker foi obrigado a montar, mas nem sempre teve o controle da situação. Aos risos, afirmou que foi preciso utilizar sua sorte inata para evitar uma queda.









ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.