Livro de Eliane Brum concorre ao Prêmio Nacional de Literatura dos EUA
Nova York, 17 set (EFE).- A escritora e jornalista Eliane Brum foi indicada ao Prêmio Nacional de Literatura dos Estados Unidos na categoria de obras traduzidas ao inglês, segundo anunciou nesta terça-feira a fundação que organiza a premiação.
O livro de reportagens "The Collector of Leftover Souls" foi um dos dez selecionados entre as 145 obras propostas pelo júri da National Book Foundation, que no dia 8 de outubro anunciará os cinco finalistas. Os ganhadores serão divulgados em 20 de novembro.
A categoria de "literatura traduzida" foi criada em 2018 e os escritores indicados "representam as histórias e tradições literárias de muitas nações".
"The Collector of Leftover Souls" (2019), traduzido do português por Diane Grosklaus Whitty, "perfila as vidas e os conflitos de várias comunidades, desde as favelas de São Paulo até a selva da Amazônia", segundo o site da fundação.
Entre os concorrentes também está a escritora polonesa Olga Tokarczuk, finalista no ano passado na mesma categoria, desta vez com o romance "Drive Your Plow Over the Bones of the Dead", traduzido por Antonia Lloyd-Jones, sobre uma reclusa que acredita ser a única capaz de achar a verdade após uma série de assassinatos.
Os outros títulos indicados são "When Death Takes Something from You Give It Back: Carl's Book", da dinamarquesa Naja Marie Aidt; "The Barefoot Woman", da ruandesa Scholastique Mukasonga; "Space Invaders", da chilena Nona Fernández; "Will and Testament", do norueguês Vigdis Hjorth; "Death Is Hard Work", do sírio Khaled Khalifa; "The Memory Police", da japonesa Yoko Ogawa; "Baron Wenckheim's Homecoming", do húngaro László Krasznahorkai; e "Crossing", do finlandês Pajtim Statovci. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.