Topo

Roteirista e ator de "Sem Destino", Peter Fonda morre aos 79 anos

16/08/2019 21h08

Washington, 16 ago (EFE).- O ator americano Peter Fonda, conhecido pela atuação em "Sem Destino", filme pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor roteiro, morreu nesta sexta-feira aos 79 anos.

A família de Fonda confirmou a morte à revista "People" e explicou que o ator foi vítima de uma falha respiratória em decorrência de um câncer de pulmão. Fonda estava em casa, em Los Angeles, quando morreu, cercado de seus parentes.

"É um dos momentos mais tristes das nossas vidas, não somos capazes de encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor em nossos corações. No nosso luto, pedimos que respeitem a nossa privacidade", disse a família de Fonda em nota enviada à "People".

"Enquanto lamentamos a perda deste homem doce e amável, desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e seu amor pela vida. Em homenagem a Peter, façam um brinde à liberdade", completaram os parentes.

O papel mais conhecido de Peter Fonda foi o de Wyatt no filme "Sem Destino", de 1969. Com ele, o ator foi indicado ao Oscar de melhor roteiro junto a Dennis Hopper e Terry Southern. Além disso, o longa lançou o então desconhecido Jack Nicholson ao estrelato e rendeu a ele uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Como símbolo da rebeldia da juventude da contracultura das décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos, Fonda foi uma das figuras mais reverenciadas pelos jovens da época, junto de nomes como Mick Jagger, Jimi Hendrix e John Lennon.

No total, Fonda, irmão mais novo da atriz Jane Fonda, participou de 117 filmes e séries, entre eles alguns sucessos recentes, como "O Ouro de Ulisses", pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator e venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme de drama. EFE