Topo

Meio-soprano diz contar com testemunha de assédio sexual de Plácido Domingo

11.jul.2014 - Tenor Plácido Domingo se apresenta em grande concerto, nesta sexta-feira, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro - Manuela Scarpa/Photo Rio News
11.jul.2014 - Tenor Plácido Domingo se apresenta em grande concerto, nesta sexta-feira, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

13/08/2019 13h59

A meio-soprano Patricia Wulf, uma ex-cantora de ópera que acusou Plácido Domingo de assédio sexual, confirmou suas acusações nesta terça-feira e disse contar com uma testemunha do suposto comportamento inadequado do tenor espanhol.

"O meu relato do que aconteceu é verdadeiro", disse à Agência Wulf, de 61 anos, que assegura ter cantado "em múltiplas ocasiões" com Plácido Domingo na Ópera Nacional de Washington, instituição da qual o cantor espanhol foi diretor artístico e diretor-geral.

"Tenho uma testemunha que respaldará tudo isto", acrescentou a artista aposentada, que não quis dar mais detalhes do caso porque, disse, "é muito difícil falar sobre isso".

Em entrevista à agência Associated Press (AP), Wulf afirmou que "cada vez que saía do palco", Domingo a esperava, se aproximava e sussurava: "Patricia, tem que ir para sua casa esta noite?".

Pelo menos outras oito mulheres - sete cantoras e uma dançarina - formularam acusações similares contra Domingo, mas Wulf foi a única que permitiu ser identificada.

Domingo, de 78 anos, disse em comunicado à AP que sempre acreditou que todas suas "interações e relações" com mulheres foram "pactuadas" e que as "alegações" de "indivíduos anônimos aconteceram pelo menos de 30 anos atrás" e são "profundamente preocupantes" e "inexatas".

"Reconheço que as normas e padrões da atualidade são muito diferentes do que eram no passado", acrescentou o artista.

Wulf, que agora é uma agente de bens imobiliários, vive na área de Winchester com seu marido.

"Dou o passo adiante agora porque espero que possa ajudar outras mulheres a falerem publicamente ou a serem suficientemente fortes para dizer 'não'", declarou Wulf, que afirmou que após vários incidentes de assédio, em 1991 consentiu ter relações sexuais com Domingo.

Los Angeles Opera vai investigar acusações

A Los Angeles Opera anunciou hoje que abrirá uma investigação contra Plácido Domingo, diretor-geral da instituição desde 2003, pelas acusações de assédio sexual reveladas contra o tenor nesta segunda.

"A Los Angeles Opera tem robustas políticas de recursos humanos e procedimentos em vigor. De acordo com essas políticas, contratará assessoria externa para investigar as preocupantes acusações contra Plácido Domingo", disse a companhia em comunicado.

Apresentação cancelada

A San Francisco Opera, nos Estados Unidos, anunciou o cancelamento de um concerto de Plácido Domingo após as acusações contra o tenor espanhol.

A apresentação estava marcada para ocorrer no próximo dia 6 de outubro. Em comunicado, a San Francisco Opera afirmou que, apesar de os supostos assédios não terem ocorrido na cidade, defende uma "forte política" contra esse tipo de abuso e exige que todos os seus integrantes tenham "máximos padrões de conduta profissional".