Topo

Documentário produzido por Obama e Michelle estreia em agosto na Netflix

Cena do documentário American Factory - Netflix
Cena do documentário American Factory Imagem: Netflix

De Los Angeles (EUA)

26/06/2019 21h02

A Netflix lançará no próximo dia 21 o documentário American Factory, o primeiro produzido pela Higher Ground Productions, fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa, Michelle.

"Nos sentimos honrados e estamos entusiasmados que Netflix e Higher Ground se unam para levar 'American Factory' ao mundo", disseram os diretores do documentário, Steven Bognar e Julia Reichert, em nota.

"Estamos emocionados com os debates nacionais e globais que este filme pode provocar", completaram os cineastas, indicados ao Oscar de melhor documentário em 2009 por The Last Truck: a Closing of a GM Plant.

American Factory já conquistou prêmios. O documentário levou na melhor na categoria melhor direção de um documentário americano no Festival de Sundance, o mais importante evento do cinema independente dos Estados Unidos.

Michelle Obama - Getty Images - Getty Images
Michelle e Obama
Imagem: Getty Images

O documentário narra a chegada de um milionário chinês ao estado americano de Ohio, onde ele constrói uma fábrica com a visão empresarial do século 21, entrando em confronto com as ideias da classe operária do Meio Oeste dos EUA.

"Nos sentimos atraídos por histórias que celebram o espírito humano por meio de lutas e triunfos. Julia e Steve fizeram um filme excepcional, homenageando a importância da dignidade e da segurança no trabalho enquanto a economia global se move e os funcionários ficam perdidos no meio do caminho", disseram Tonia Davis e Priya Swaminathan, codiretores da Higher Ground Productions.

Em maio do ano passado, Barack e Michelle Obama assinaram com a Netflix um acordo para produzir filmes e séries que serão exibidos na plataforma.

Já no início deste mês, o ex-presidente fechou um acordo com o Spotify para trabalhar na produção de podcasts exclusivos para o serviço de streaming.